Pesquisadores da CNEN estão entre os autores de livro que aborda as últimas pesquisas em reatores nucleares
O livro Current Research in Nuclear Reactor Technology in Brazil and Worldwide aborda as mais recentes pesquisas realizadas no Brasil e no mundo sobre o funcionamento e a segurança de reatores nucleares. A publicação foi editada pelo pesquisador Amir Zacarias Mesquita, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em Belo Horizonte. Dos 13 capítulos, sete são de autoria de pesquisadores da CNEN.
Cerca de 440 usinas nucleares estão em operação no mundo, distribuídas por 30 países. Com esta estrutura, a tecnologia nuclear responde por algo em torno de 15% da energia elétrica produzida no planeta. No Brasil, existem duas usinas nucleares em funcionamento: Angra 1 e Angra 2. A terceira, Angra 3, deverá entrar em funcionamento em 2015. Atualmente, o Brasil gera próximo de 3% de sua eletricidade com reatores nucleares.
Entre vários outros pontos, o livro aborda este contexto no qual a energia nuclear está inserida e sua importância na economia mundial e nacional. Apresenta em detalhes o que há de mais atual nas pesquisas que envolvem segurança e eficiência dos reatores nucleares de última geração. De acordo com o editor da publicação, é possível concluir que a tecnologia nuclear é mais vantajosa que outras importantes fontes energéticas usadas na atualidade. “O desempenho com segurança, confiabilidade e a economia da energia nuclear em relação ao carvão ou o petróleo têm sido demonstrados em muitos países”, destaca Zacarias.
Para acessar a publicação, clique aqui .
FONTE: CNEN