Rio ganhará primeiro Polo de Doenças da Laringe
Parceria da Prefeitura com o Hospital Gaffrée e Guinle beneficiará 1.300 pacientes
Parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle vai possibilitar a criação do 1º Polo de Diagnóstico e Tratamento de Doenças da Laringe, incluindo tumores precoces de cabeça e pescoço. O projeto – idealizado pelo professor da UniRio Marcos Sarvat – vai beneficiar mais de 1.300 pacientes que hoje aguardam por exames de videolaringoscopia, além de avaliação de cirurgiões especializados em procedimentos nestas áreas do corpo.
A iniciativa vai ampliar o acesso da população aos procedimentos e possibilitar aos usuários da rede mais rapidez no diagnóstico de alguns tipos de câncer. O diagnóstico precoce dos tumores iniciais tem impacto significativo na cura do paciente.
“Vamos ampliar a oferta, aumentará para mais de 100 procedimentos cirúrgicos mensais realizados pelo hospital. Serão mais ofertas de serviços à população realizados por meio da Central Municipal de Regulação, que contratualiza o serviço, ofertados a cariocas e pessoas de outros municípios. Sem dúvidas será um avanço no diagnóstico precoce de algumas doenças”, disse o secretário Marco Antonio de Mattos, que foi homenageado pela organização da semana da voz. A proposta para a criação do polo, que deverá começar a funcionar no segundo semestre, é uma iniciativa da SMS e do hospital universitário, que já oferece 70 agendamentos semanais para os usuários da rede municipal de Saúde.
A Prefeitura vem investindo em ações para que o tempo de espera por avaliações com especialistas, exames e cirurgias seja reduzido, como por exemplo o mutirão de cirurgias de catarata, que foi iniciado na manhã de sábado (14). Cinco clínicas vão realizar, até o fim do ano, 15 mil cirurgias, tirando da fila todos os usuários cadastrados no Sistema de Regulação até o dia 18 de março. Serão ao todo R$ 15 milhões investidos para atender a demanda dos pacientes oftalmológicos. A SMS também vai investir na ampliação dos procedimentos para o tratamento de varizes e para o fechamento de colostomias.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc