Prefeitura presta contas de gestão ao Conselho de Saúde e anuncia a ampliação do atendimento odontológico
Teresópolis, 4 de março de 2013 – O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio Sant’Anna, acompanhado de sua equipe, apresentou os avanços e desafios do governo do Prefeito Arlei em 2011 e 2012 durante reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde, realizada na última quinta-feira, 28 de fevereiro.
Utilizando dados de sistemas oficiais do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, e dos relatórios de gestão dos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde, o levantamento detalhou os principais investimentos realizados pela Prefeitura nesse período, com demonstrativos de atendimentos, farmácia básica, internações hospitalares, transporte de pacientes e outros serviços oferecidos pela rede municipal.
A evolução do financiamento da Secretaria de Saúde, que passou de R$ 26 milhões em 2011 para R$ 31.600.000 em 2012; a contratualização do POA (Plano Operativo de Atenção Pactuada) em novembro de 2011, ampliando o número de consultas médicas, exames diagnósticos e cirurgias nos três hospitais do município; o mutirão de cirurgias eletivas com 312 atendimentos entre novembro e dezembro de 2011; o mutirão de consultas médicas em quinze especialidades realizado entre abril e junho de 2012, com mais de cinco mil atendimentos, foram alguns dos avanços citados.
Entre os principais desafios, foram listadas como prioridades a necessidade de realização de concurso público visando a contratação de médicos para a rede instalada e a ampliação dos atendimentos odontológicos. “A gestão da Saúde de Teresópolis tem ciência que há muito a melhorar, mas devemos avaliar os avanços desde setembro de 2011, quando o Prefeito Arlei assumiu a Prefeitura e havia tanto a ser feito”, assinalou o secretário.
Carlos Otávio anunciou a implantação de um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), unidade destinada ao atendimento odontológico especializado no âmbito do Sistema Único de Saúde, mantida com repasses do Governo Federal e recursos da Prefeitura. Na área de saúde bucal, o Secretário de Saúde anunciou ainda a ampliação do serviço de Odontologia do Cemusa, no bairro de São Pedro, que está sendo reformado, e do Centro Odontológico Djalma Monteiro, na Várzea.
A recuperação do PSF da Granja Florestal, na cidade, e a reconstrução da Unidade de Saúde de Vieira, no interior do município, ambas localizadas em áreas castigadas pela tragédia de janeiro de 2011, bem como a parceria com o Governo do Estado, que trouxe a Teresópolis o Tomógrafo Móvel e a Ressonância Móvel, também foram apontadas no levantamento apresentado ao Conselho de Saúde
O Secretário de Saúde encerrou a prestação de contas reconhecendo a importância da atuação do Conselho Municipal de Saúde, órgão consultivo e deliberativo, formado por representantes do poder público, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, e que tem como funções fiscalizar as ações do governo municipal, discutir planejamentos e melhorias para o sistema de saúde e aprovar as contas públicas.
Secretário de Saúde Carlos Otávio Sant’Anna apresenta as principais ações e os desafios enfrentados pelo Governo do Prefeito Arlei em 2011 e 2012 ao Conselho de Saúde
FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis