Deputada Conceição Sampaio participa do 2º Encontro de Presidentes do Sistema CONTER/CRTRs
Acontece hoje e amanhã em Brasília a 2º Reunião de Presidentes do Conselho Nacional e dos Conselhos Regionais de Técnicos em Radiologia (Sistema CONTER/CRTRs). Nesta edição do encontro, a pauta de discussões está cheia de novidades importantes para a categoria. No primeiro dia, os presidentes vão tomar conhecimento do desenvolvimento de um sistema próprio de informação para gerenciar o registro profissional e das novas diretrizes do sistema de controle interno da instituição. O segundo dia foi reservado para tratar da reorganização da sociedade científica, do andamento do PL3661 e da necessidade de os Regionais cumprirem a Lei da Transparência.
A deputada federal Conceição Sampaio, do Amazonas, esteve presente na mesa de abertura do encontro, fez uma avaliação do cenário e declarou apoio à categoria. “Conheço a luta de vocês em defesa de um novo marco regulatório para a profissão e vou trabalhar por isso no Congresso Nacional, pois a segurança da população depende da atualização da lei que regulamenta a atividade. Os profissionais da radiologia são indispensáveis para a sociedade e vamos dialogar com todos os setores, para evidenciar a situação da categoria e o que precisa ser feito”, disse.
O presidente do CONTER, Manoel Benedito Viana Santos, falou em seguida para agradecer o reconhecimento da deputada e para lembrar sobre os objetivos do encontro. “Estamos aqui discutindo medidas estruturais para melhorar a prestação do serviço público nos Conselhos de Radiologia. Na mesma oportunidade, estamos dialogando com representantes políticos capazes de dar vazão às demandas sociais da sociedade. Nesses dias, conseguimos dar um bom andamento ao PL3661 e, logo em seguida, começaram a ressurgir vídeos apócrifos na internet criticando o projeto. Mas não adianta, a verdade prevalecerá apesar do lobby feito por empresários que querem transformar a saúde da população em mercadoria.
Para o diretor-tesoureiro do CONTER Abel dos Santos, as discussões realizadas no encontro vão gerar economia para o sistema. “Ainda pagamos para usar tecnologias desenvolvidas por empresas para gerenciar o nosso sistema de informações. Desde que assumimos, começamos a desenvolver nossas próprias tecnologias, em breve não vamos mais precisar pagar licenças. Isso vai trazer uma economia de médio e longo prazo e dar mais segurança para os conselhos”, assegura.
Representantes do Conselho Nacional e de todos os Conselhos Regionais estão presentes à reunião. “Na segunda-feira, vamos divulgar uma matéria de balanço para prestar contas de todas as decisões que tomamos para a categoria. Implementamos esse estilo de gestão para garantir a legitimidade das nossas deliberações e, assim, conseguir obter efeitos práticos positivos”, assegura o diretor-secretário do CONTER Adriano Célio Dias.
FONTE: CONTER
http://conter.gov.br