Blog

Ações de Saúde marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Atividades buscam conscientizar a população sobre os males causados pelo tabaco

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, nesta quarta-feira, 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove uma série de atividades por toda a cidade, com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os danos causados pelo tabaco. A proposta é estimular que fumantes repensem o hábito de fumar e conheçam as estratégias para mudança de comportamento, valorizando os benefícios de viver livre do fumo ativo e passivo.

As unidades de Atenção Primária realizam, por meio dos programas de Controle de Tabagismo e Academia Carioca, ações de promoção da saúde, incluindo palestras, rodas de conversa, exibição de vídeos, dramatização, demonstração de como fica o pulmão após vários cigarros, caminhadas, inscrições para tratamento, participação do Grupo de Tabagismo, cine pipoca, além de exames de saúde bucal e instrução de higiene oral.

As ações fazem parte da Parceria por Cidades Saudáveis, uma rede global de cidades comprometidas com a redução de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), da Bloomberg Philantropies, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com o apoio da Vital Strategies e da ACT Promoção da Saúde na implementação do projeto.

A SMS conta com o programa de combate ao tabagismo em mais de 200 unidades de Atenção Primária (Clinicas da Família e Centros Municipais de Saúde). As estratégias adotadas na cidade do Rio de Janeiro seguem cinco linhas de ação: ambientes 100% livres de fumo, tratamento para deixar de fumar, prevenção da iniciação no tabagismo, mobilização em datas comemorativas e divulgação da legislação. Com diversas histórias de sucesso, o programa vem ajudando milhares de cariocas a deixarem de fumar.

Cerca de 40 mil pessoas já deixaram de fumar, entre os anos de 2011 até 2017, seguindo o tratamento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse número representa que 54,7% dos cariocas que participaram de pelo menos quatro sessões, acompanhados de profissionais de saúde, abandonaram o cigarro.

O Programa Academia Carioca tem como finalidade promover a atividade física de forma regular nas unidades de saúde de atenção primaria, desenvolvendo essas práticas em benefício da saúde das pessoas para combater doenças crônicas, como a hipertensão e a diabetes. A lógica do projeto é desassociar as unidades de saúde como um local apenas de tratamento de doenças, mas também de promoção e prevenção da saúde.

Confira as ações programadas em: www.rio.rj.gov.br/web/sms

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc