AIEA promove workshop sobre transporte de material radioativo
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA ) promoveu o Workshop sobre Garantia de Conformidade, Recusas e Demoras de Materiais Radioativos para Fins de Transporte. O encontro ocorreu de 17 a 21 de dezembro no Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro . Coordenado pelo Serviço de Avaliação de Segurança no Transporte de Material Radioativo (SASTR) da Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear (DRS/CNEN), o Workshop teve 22 participantes, entre latino-americanos e caribenhos.
Este foi o primeiro evento na região sobre o tema e fortaleceu a posição do Brasil como centro de referência para o treinamento em transporte de material radioativo. Além disso, como o IEN é um expedidor de material radioativo, os temas discutidos neste workshop foram todos de interesse para o Instituto, que teve quatro participantes.
Segundo o engenheiro Natanael Bruno, chefe do SASTR, um dos resultados do workshop foi a possibilidade de conhecer as técnicas que outros países usam para garantir a segurança do transporte de material radioativo e uma maior integração dos órgãos reguladores da América Latina e do Caribe. Destacou-se ainda a presença da oficial técnica da AIEA , Nancy Capadona, que veio observar o evento e relatar os resultados obtidos, além de decidir em acordo com o comitê organizador local a temática do encontro. Capadona é especialista em transporte do Departamento de Segurança Nuclear da AIEA .
FONTE: CNEN