Atleta de base do Flamengo recebe alta do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Municipal Pedro II
Jhonata Ventura ficou internado durante 23 dias, após incêndio no CT do clube que matou 10 garotos
Depois de chegar ao Hospital Pedro II, em Santa Cruz, com mais de 30% do corpo com queimaduras de segundo e terceiro graus no dia 8 de fevereiro e ser atendido 24 horas por dia, durante 23 dias, por uma equipe de saúde composta por 12 profissionais, o atleta do Flamengo Jhonata Ventura, de 15 anos, recebeu alta neste domingo (3) do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da unidade. Por decisão do clube, o paciente continuará o tratamento em um hospital particular da Barra da Tijuca.
Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Pedro II pouco antes da transferência do jogador, que foi vítima do incêndio que atingiu o Centro de Treinamento do Flamengo e matou 10 atletas da base, Jhonata “encontrava-se em bom estado clínico, apresentando lesões cicatrizadas na face, região cervical, dorso e membro superior esquerdo; o paciente permanece com a indicação para manter uso de antibióticos e troca de curativos em membro superior e na mão direita, região mais acometida e apresenta lenta cicatrização”. Assinam o boletim o Dr. Carlos Alberto Júnior, diretor médico do Pedro II, CRM 52698792, e a Dra. Bianca Ohana, chefe do CTQ, CRM 52805220.
– Foi muito gratificante para toda a equipe acompanhar a evolução do quadro. É a sensação de mais um dever cumprido da equipe. Atuamos com plantonistas 24 horas por dia de cirurgia geral, cirurgia vascular e ortopedia, além de outras especialidades. O Jhonata, por exemplo, foi avaliado por todas essas especialidades mais de uma vez – destaca Carlos Alberto Júnior.
A equipe multidisciplinar do CTQ é composta por 5 médicos ( 1 intensivista, 1 cirurgião plástico, 1 anestesista, 2 clínicos gerais), 1 fisioterapeuta, 1 enfermeiro, 3 técnicos, além de 1 psicólogo e 1 terapeuta ocupacional.
O Hospital Municipal Pedro II se consolidou como referência no município do Rio como unidade de excelência no tratamento de pacientes queimados, serviço que só é oferecido em unidades públicas de saúde. O hospital da Zona Oeste oferece, por meio da Central Municipal de Regulação, 17 vagas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da unidade, sendo 7 leitos intensivos e 10 intermediários. O Pedro II também é o único que disponibiliza leitos pediátricos. O cuidado a pacientes queimados também é oferecido nos hospitais Municipal Souza Aguiar e Federal do Andaraí.
– O CTQ do Pedro II presta um atendimento especializado a pacientes vítimas de queimaduras e nossos profissionais são atreinados para o acolhimento humanizado aos pacientes. Em geral são casos muito graves e esse apoio e fundamental. A recuperação do Jhonata nos anima e nos indica que estamos no caminho certo – afirma a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch.
E casos graves, como o do jogador do Flamengo, não encontram unidades de excelência na rede privada de saúde.
– Somos referência de um serviço que não é oferecido fora do SUS (Sistema Único de Saúde). Os casos mais comuns de queimadura no CTQ são por líquidos quentes, produtos inflamáveis, chama direta e as provocadas por correntes de eletricidade, todos os cuidados com a dedicação integral de cirurgiões plásticos, clínicos, intensivistas, pediatras e anestesistas, além de fisioterapeutas e fonoaudiólogos e equipes de enfermagem e técnicos de enfermagem, todos coordenados por uma cirurgiã plástica especialista em queimados – acrescenta Carlos Alberto Júnior.
Atleta da base do Flamengo recebe alta do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Pedro II; Jhonata Ventura ficou internado durante 23 dias, após incêndio no CT do clube que matou 10 garotos da base.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc