Eletronuclear confirma em debate na UERJ que solução para Angra 3 sai em dezembro
PPGEO–UERJ retoma com sucesso debate sobre energia Nuclear e programa para maio de 2020 a sexta edição do evento
O modelo de parceria com o setor privado que permitirá a retomada da construção da usina nuclear de Angra 3 deverá ser definido ainda em dezembro de 2019. A informação foi confirmada pelo assessor da Diretoria Técnica da Eletronuclear, Roberto Travassos, durante debate no 5º Seminário sobre Energia Nuclear: Aspectos Econômicos, Políticos e Ambientais (PPGEO NUCLEAR), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geografia da Universidade (IGEOG-UERJ), com correalização da ELETRONUCLEAR.
Segundo explicou Roberto Travassos durante debate sobre a retomada das obras de construção da usina, no primeiro dia do PPGEO NUCLEAR (26/11), o parceiro potencial tem que ter comprovada experiência internacional na construção de usinas nucleares, deve ter acesso a recursos e trazer novos financiamentos para o projeto. Na véspera, o próprio Ministro da Minas e Energia, Bento Albuquerque, havia afirmado que o setor nuclear é prioridade para o País. Segundo afirmou à Agência Brasil, o BNDES está trabalhando junto com o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) e numa questão de semanas será possível apresentar esse modelo para o mercado.
ANGRA 3
O debate sobre Angra 3 foi um ponto alto dos debates. A usina, que deverá ter as obras retomadas no segundo semestre de 2020, será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada na praia de Itaorna, em Angra dos Reis (RJ). Segundo a Eletronuclear, quando entrar em operação comercial, a nova unidade com potência de 1.405 megawatts, será capaz de gerar mais de 12 milhões de megawatts-hora por ano, energia suficiente para abastecer as cidades de Brasília e Belo Horizonte durante o mesmo período. Com Angra 3, a energia nuclear passará a gerar o equivalente a 50% do consumo do Estado do Rio de Janeiro.
Mais de 60% da Usina de Angra 3 foi construída, a um custo de quase R$ 10 bilhões. Para concluir a obra faltam mais R$ 15 bilhões em investimentos, que devem vir do parceiro privado, que será selecionado a partir da definição do modelo. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2026.
PPGEO NUCLEAR 2020
Depois de três anos paralisado, o Seminário realizado pelo Instituto de Geografia da UERJ foi retomado com sucesso, graças ao apoio e correalização da Eletronuclear, e já ganhou apoio das Faculdades de Engenharia e de Física da UERJ para a sexta edição, que deverá ocorrer em maio de 2020.
Organizado pela Casa Viva em parceria com a Pressway Produções, o Seminário tem por objetivo debater temas diversos, desde a geração de energia ao Programa de Submarinos Nucleares, a retomada das obras de construção de Angra 3 e das seis novas usinas que deverão ser incluídas no PNE-2050, além de outros temas de interesse de toda a sociedade. Entre outros objetivos, o PPGEO NUCLEAR visa também a incentivar a aproximação e cooperação entre as empresas, universidades e institutos de pesquisa, estimulando o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
A quinta edição contou com a presença de diversas autoridades e especialistas, além de professores da graduação e mestrado da UERJ. Entre outros, estiveram presentes o Diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia; André Luiz Rodrigues Osório; do Diretor de Geração da Eletrobras, Pedro Jatobá; do professor Aquilino Senra, da COPPE/UFRJ; Cláudio Tinoco Mesquita, Diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear – SBMN; Francisco Rondinelli Júnior e Jeferson Borges Araújo, da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN; Noriaki Wada, Diretor do Centro Tecnológico da Marinha / SP; Richard Shouler, Coordenador de Segurança Nuclear da Eletronuclear; Thiago Ivanoski Teixeira, Superintendente da EPE; e Wanderlei Silva, da Diretoria Comercial da AMAZUL.
Na 6ª edição, programada para maio de 2020, deverá acontecer em paralelo ao seminário, uma exposição sobre o tema nuclear, na qual as empresas de geração, indústrias, empresas de tecnologia e serviços poderão mostrar suas tecnologias, soluções e equipamentos para o setor Nuclear.
As empresas públicas e privadas interessadas em participar do evento já podem entrar em contato com a Planeja / Casa Viva e reservar seu espaço no evento. As possibilidades são muitas e incluem apoio, patrocínio, exposição de soluções, tecnologias e equipamentos no Espaço Geográfico da Ciência do PPGEO-UERJ e palestra na grade do Seminário. Fechando já sua participação com antecedência ainda poderão ter mais facilidades e vantagens, tais como o parcelamento do patrocínio e/ou apoio e descontos no valor das cotas.
MAIS INFORMAÇÕES
Carlos Emiliano Eleutério / Vera Rocha
(55 21) 3301-3208 / 2552-3573 / 99699-1954 /99909-9900
e-mails: carlos.emmiliano@gmail.com / vera.planeja@gmail.com/ inscricao.planeja@gmail.com / casavivaoperacional@gmail.com / ppgeonuclear@gmail.com
Acesse o facebook do PPGEO Nuclear em: https://www.facebook.com/PPGEO-Nuclear-100101684735147/