Blog

Força Estadual de Saúde encerra atuação no Hospital de Campanha de Niterói

Hospital de Campanha foi montado no estacionamento do Getulinho em 3 de janeiro e, até o dia 27 de março, realizou 13.388 atendimentos. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói assume a prestação de serviços

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_getulinho-hospDeCampanha__MG_7421Na última segunda-feira (1/04), a Força Estadual de Saúde (FES) encerrou suas atividades no Hospital de Campanha instalado no estacionamento do Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, em Niterói. A equipe contava com cinco pediatras, três enfermeiros, um farmacêutico, seis técnicos de enfermagem por turno de 12h, além de maqueiros, técnicos de raios-X, fisioterapeutas e profissionais administrativos. A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói assume a prestação de serviços.

A mobilização da Força teve o intuito de ajudar no restabelecimento do atendimento público de saúde pediátrico no município de Niterói, depois que a Prefeitura decretou estado de emergência na saúde. A unidade municipal interrompeu o atendimento no ano passado após recomendação da Vigilância Sanitária.

O Hospital de Campanha foi montado no estacionamento do Getulinho em 3 de janeiro e, até o dia 27 de março, realizou 13.388 atendimentos. Durante esse período, 35 pacientes foram internados na UTI. Do total de pacientes atendidos, 80% eram provenientes do município de Niterói, 17% de São Gonçalo e 1,4% de Maricá.

A Secretaria de Estado de Saúde agradece a mobilização dos profissionais para integrar a FES, o que tornou possível a instalação do Hospital de Campanha no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho.

A Força Estadual de Saúde – A Força Estadual de Saúde foi criada por decreto no dia 10 de janeiro de 2012 para entrar em ação em situações emergenciais em casos extremos de desastres naturais ou eventos epidemiológicos. O objetivo é monitorar, orientar tecnicamente o envio de insumos, profissionais, recursos e, se preciso, hospitais de campanha às localidades afetadas. A Força Estadual de Saúde pode ser acionada por 60 dias, podendo ter sua permanência prorrogada por mais 30 dias.

As inscrições podem ser feitas pelo email cadastrados@saude.rj.gov.br.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

http://www.saude.rj.gov.br