Blog

Hemorio recebe o Salgueiro para sua campanha de Carnaval 2020

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, dá continuidade nesta quarta, dia 12/02, às 10h, à campanha “Meu sangue é Carnaval”, que busca incentivar as doações de sangue durante o período das festividades. O Salgueiro é a próxima grande escola a se apresentar no salão da unidade trazendo seus ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira. A Portela foi a primeira a se apresentar durante a abertura da campanha na última sexta, dia 07. A Mangueira e a Beija-Flor vão ser as próximas escolas a visitarem o Hemorio durante essa semana.

A campanha busca conscientizar a população sobre a importância da doação durante o Carnaval, período onde ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue.

Serviço
Campanha: Meu sangue é Carnaval
Local: Rua Frei Caneca, 8, Centro – Hemorio (Ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar)
Horário: 10h

Quem pode doar
● é preciso ter entre 16 e 69 anos
● o doador deve pesar no mínimo 50 kg
● é necessário estar bem de saúde
● quem quiser doar precisa portar um documento de identidade oficial com foto
● não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Siga @saudegovrj e @hemorio para mais detalhes e saiba como doar ou consulte o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, através do número 0800 282 0708.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br