35 anos da Regulamentação das Técnicas Radiológicas no Brasil
Resultado de uma ação popular, a Lei nº 7.394 de 1985 tornou-se o principal símbolo de uma mudança de cultura que passa a dar mais atenção à segurança dos profissionais e da sociedade
Em 2020, celebramos três décadas e meia da Lei Federal nº 7.394, publicada em 29 de outubro de 1985, que regulamentou a profissão de técnico em Radiologia no país. O marco legal é bastante representativo para os trabalhadores e consolidou uma jornada longa, vitoriosa e cheia de desafios, encarada por homens e mulheres da Radiologia que batalharam pelo reconhecimento da classe.
Naquela época, a profissão já era uma realidade, mas a regulamentação deu ferramentas para se garantir o progresso e, também, direitos sociais. Até aquele momento, os operadores de raios X, como eram conhecidos, não eram plenamente reconhecidos como uma categoria profissional, o que impunha uma série de barreiras. Junto com a Lei, também foram criados os Conselhos Nacional e Regionais de Técnicos em Radiologia (CONTER/CRTRs), que centralizaram matérias e permitiram a organização do setor.
Celebrar esta data é enaltecer a importância desta profissão para a sociedade brasileira. Não deixa de ser, também, uma atitude voltada para o futuro, pois estamos em processo constante de evolução. Atualmente, nossos profissionais estão na academia, produzindo ciência e tecnologia, nas grandes indústrias, integram a Administração Pública e doam suas vidas diariamente nas unidades de saúde em prol do cuidado com o próximo. Tudo isso aconteceu a partir desse divisor de águas.
Ao longo de 2020, teremos ações para celebrar esta data que foi um grande passo para a consolidação da nossa profissão.
Parabéns, Classe!
FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br