Silva Jardim recebe tomógrafo móvel do Governo do Estado
O diagnóstico por imagem, fundamental para identificar doenças precocemente, também vai beneficiar moradores de Rio Bonito, Itaboraí, Tanguá e Casimiro de Abreu
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) leva ao município de Silva Jardim o serviço de tomografia computadorizada móvel, que permite o diagnóstico avançado por imagem para pacientes que têm indicação para este tipo de exame. O tomógrafo estará à disposição da população a partir do dia 16 de abril, e ficará na Praça Amaral Peixoto, em frente à Prefeitura. O equipamento ficará no município até o dia 27 de abril, realizando cerca de 500 exames nesse período. Silva Jardim foi escolhido como “município-polo” para receber o aparelho, mas o objetivo é beneficiar também os moradores dos municípios próximos. Neste caso, aqueles que moram em Rio Bonito, Itaboraí, Tanguá e Casimiro de Abreu poderão ter acesso ao exame, já que as secretarias municipais de Saúde dessas cidades também poderão agendar as consultas para pacientes que tiverem encaminhamento médico.
De 2009 até agora, foram realizadas 68.391 tomografias através do serviço móvel, beneficiando pacientes do todo estado do Rio de Janeiro. Antes, este tipo de procedimento – fundamental para o diagnóstico de doenças – era inacessível à população, especialmente, para moradores do interior.
O tomógrafo computadorizado móvel (TCM) funciona das 8h às 19h , de segunda à sexta-feira, e das 7h30 às 15h aos sábados. O aparelho tem capacidade para realizar 70 exames por dia. O serviço de tomografia móvel da SES conta com dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e possuem, ainda, com vestiário para o paciente.
Agendamentos – Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular, recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.
Rapidez e conforto – Instalado em uma carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos antigos levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O exame de tomografia computadorizada móvel é acompanhado por médico radiologista que emite o laudo e o resultado é entregue às secretarias municipais de Saúde.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro