Blog

Ministério da Saúde oferece inscrições gratuitas para congresso de psiquiatria

Serão disponibilizadas mil vagas para os primeiros inscritos até domingo (18/10)

O Ministério da Saúde, em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), oferece inscrições gratuitas para os primeiros mil médicos e cadastrados na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” e residentes médicos do Pró-Residência Médica interessados no I Congresso Brasileiro de Psiquiatria – I CBP Online – e que ainda não tenham feito inscrição no evento.

Para garantir a participação gratuita, o profissional deve se inscrever até às 23h59 desse domingo, 18 de outubro, por meio dos links:

O I CBP Online acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro com novo formato a ser realizado na plataforma online da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

O congresso conta com palestrantes nacionais e internacionais abordando as mais recentes descobertas relacionadas aos transtornos mentais e seus tratamentos. Serão duas salas simultâneas de atividades, totalizando mais de 20 horas de transmissões online ao vivo. As atividades internacionais contarão com tradução simultânea para o português e o I CBP Online ainda concede 24 pontos para a Prova de Título de Especialista em Psiquiatria AMB/ABP.

Vale ressaltar que a gratuidade da inscrição para o evento é válida apenas para os primeiros mil residentes médicos ativos do Pró-Residência Médica e médicos cadastrados na Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde” que preencherem o cadastro completo no link do FormSUS e que ainda não estão inscritos no I CBP.

Saiba mais sobre o evento: https://www.abp.org.br/cbponline

O BRASIL CONTA COMIGO

O Ministério da Saúde instituiu a Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, por meio da Portaria Nº 639, de 31 de março de 2020, voltada para o cadastramento e a capacitação de profissionais da área da saúde. O objetivo foi a criação de um cadastro geral de profissionais da área da saúde habilitados para atuarem no território nacional, que pode ser consultado pelos entes federados, além de promover a capacitação dos profissionais da área de saúde nos protocolos oficiais de enfrentamento à COVID-19, aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV).

A ação já conta com mais de 1 milhão de profissionais cadastrados no maior banco auto declaratório do mundo e mais de 340 mil capacitações realizadas. Além disso, o Ministério da Saúde dispõe de cursos de capacitação online nos protocolos de manejo clínico e tratamento à COVID-19, disponíveis na página http://coronavirus.saude.gov.br .

A estratégia também já recebeu mais de 110 mil cadastros válidos de estudantes dos 5° e 6° ano dos cursos de medicina e do último ano dos cursos de graduação em enfermagem, fisioterapia e farmácia, devidamente matriculados em instituições de ensino superior que integram o sistema federal de ensino. Destes, mais de 4 mil já foram recrutados para trabalhar no SUS.

Além disso, mais de 55 mil residentes já receberam a bonificação de 20% sobre o valor da bolsa paga aos profissionais de saúde que estejam cursando Programas de Residência Médica e Residência em Área Profissional da Saúde. A iniciativa faz parte da Ação Estratégica “O Brasil Conta Comigo – Residentes” que tem como meta mobilizar profissionais de saúde residentes para o enfrentamento à pandemia do coronavírus, por meio da ampliação da assistência nos serviços de saúde.

FONTE: Ministério da Saúde
http://portalms.saude.gov.br