OMS declara 2021 como Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores
Os profissionais da saúde em todo o globo tiveram papel fundamental no combate à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Diante dos feitos desses trabalhadores e do sacrifício e compromisso no enfrentamento da doença, a 73ª Assembleia Mundial de Saúde declarou, após reunião em Genebra (Suíça), que 2021 será o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e dos Cuidadores.
A assembleia atua como peça central na tomada de decisões da Organização Mundial de Saúde (OMS), de modo que a decisão foi unânime entre os estados-membros da ONU.
“A decisão dá uma direção clara sobre o consenso e as ações necessárias na força de trabalho de saúde e cuidados. A OMS exorta todos os Estados-Membros, Instituições de Financiamento Internacional, Iniciativas Globais de Saúde e parceiros a investirem na prontidão da força de trabalho de saúde, educação e aprendizagem para controlar a pandemia, manter os serviços de saúde e se preparar para uma vacina contra a Covid-19”, declarou o diretor do Departamento de Força de Trabalho em Saúde da ONU, Jim Campbell.
Brasil
No Brasil, Auxiliares, Técnicos e Tecnólogos em Radiologia de todo o país doaram suas vidas em prol da saúde dos pacientes contra a COVID-19. São pais, mães, filhos e filhas que abriram mão de estarem com suas famílias para cuidarem dos pacientes. Um verdadeiro exemplo de amor incondicional pelo que se faz.
Não obstante, a Classe enfrenta desafios. Autor da pesquisa “Análise da Distribuição Espacial de Tomógrafos no Brasil em Tempos de Pandemia”, o Tecnólogo em Radiologia Ezequiel Núbio Lucas Pereira destacou que apenas 15% das cidades brasileiras possuem tomógrafos. O baixo número evidencia grande desequilíbrio na distribuição dos equipamentos de TC em todo território nacional, o que exemplifica os desafios dos profissionais da linha de frente no combate à pandemia.
“O momento é de redobrar os cuidados e valorizar nosso patrimônio, que é o profissional da saúde. Em 2020, o CONTER realizou uma série de ações frente à pandemia. Dentre elas, elaborou uma cartilha com orientações preventivas ao coronavírus, um portal exclusivo voltado à informações sobre a doença, com denúncias sobre falta de EPIs, e campanhas de valorização aos heróis e heroínas da Radiologia. A pandemia não acabou e permaneceremos firmes em 2021, com trabalho, carinho e dedicação na linha de frente”, finaliza o presidente do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia, TR. Luciano Guedes.
Saiba mais e veja as ações do CONTER frente à pandemia:
– Cartilha de orientação aos profissionais;
– Coronavírus: Canal de Denúncias e Informações;
– Ajude o CONTER a monitorar os casos de COVID-19 entre profissionais da Radiologia;
– CONTER cobra retratação do Ministério da Saúde – valorização dos profissionais da Radiologia;
– Ministério da Saúde contempla profissionais da Radiologia em vídeo-homenagem;
– CONTER padroniza ferramenta de fiscalização online no período de pandemia;
– Após articulação do CONTER, profissionais da Radiologia terão prioridade em testes de Covid-19;
– Conselhos da área da saúde se posicionam contra estágios à distância na pandemia;
– Resolução do CONTER amplia serviços online e institui processos eletrônicos
– Dia do Profissional da Radiologia.
FONTE: CONTER
http://www.conter.gov.br