Blog

NOTA À IMPRENSA – Serviço de Transplantes na rede estadual

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_PET_IMG_8562siteA Secretaria de Estado de Saúde, através da Procuradoria Geral do Estado, vai recorrer da decisão da 11ª Vara Federal do Rio que imputou multa de R$ 5 mil ao secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, em caso de não cumprimento da reativação do serviço de transplantes do Hospital Federal de Bonsucesso no prazo de 15 dias. Por se tratar de uma unidade federal, portanto, gerenciada pelo Ministério da Saúde, o secretário, nem a Secretaria estadual de Saúde, podem contratar profissionais, nem fazer reformas no centro cirúrgico para retomar o seriço de transplantes na unidade federal.

A única medida que poderia ser feita pela esfera estadual já foi providenciada: a criação de um serviço substituto ao Hospital Federal de Bonsucesso. Importante esclarecer que o Governo do Estado do Rio de Janeiro abriu em fevereiro de 2013 o Centro Estadual de Transplantes, na Tijuca, que desde então já realizou 45 transplantes de rim e fígado em adolescentes e adultos. A produção neste período de 2 meses, é superior ao que o HFB transplantou no último trimestre de 2012.

Em 28 de março de 2013, o Ministério da Saúde concedeu autorização ao Hospital Estadual da Criança para realizar transplantes pediátricos hepáticos e renais. Em menos de um mês, já foram realizadas com sucesso duas cirurgias de transplante de fígado intervivos na unidade.

Na semana passada, o Hospital Federal de Bonsucesso começou a encaminhar os seus pacientes renais para o Hospital Estadual da Criança, que agendou as primeiras consultas para esta segunda-feira (22).

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro

http://www.saude.rj.gov.br