Relatório de casos de Dengue – 16 / 2013
Durante a 16ª semana epidemiológica de 2013 (de 1º de janeiro até 20 de abril) foram notificados 123.121 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro, com 15 óbitos: Rio de Janeiro (6), Magé (1), Volta Redonda (1), Itaocara (1), Petrópolis (1), São Gonçalo (1), Duque de Caxias (1), São João de Meriti (1), Pinheiral (1) e Barra Mansa (1). Os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de informações inseridas no sistema pelos municípios, até 13h, de 24 de abril de 2013.
Números de 2012 – Durante a 16ª semana epidemiológica de 2012 foram notificados 90.884 casos suspeitos de dengue no estado, com 22 óbitos. Durante todo o ano de 2012 foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.
Epidemia – Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 37 estão em epidemia. O número é o mesmo da semana passada. Porém, a lista de cidades passou por modificações. Um município da região Metropolitana I e um da Serrana entraram na relação de epidemia. Por outro lado, dois municípios da região Serrana saíram.
Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo. Estão em situação de epidemia de dengue os seguintes municípios:
Baixada Litorânea: Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, São Pedro D’Aldeia e Arraial do Cabo
Centro Sul Fluminense: Paracambi, Mendes e Vassouras.
Médio Paraíba: Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí, Rio das Flores, Resende, Barra Mansa e Piraí.
Noroeste Fluminense: Cardoso Moreira e Bom Jesus do Itabapoana.
Norte Fluminense: Carapebus, Macaé e São Francisco de Itabapoana.
Região da Baía da Ilha Grande: Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty.
Região Metropolitana I: Magé e Itaguaí
Região Metropolitana II: Niterói, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá e São Gonçalo.
Região Serrana: São José do Vale do Rio Preto, Macuco e Cantagalo.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue – A campanha da Secretaria de Estado de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
Monitora Dengue – Em uma ação inédita no país, projeto da Secretaria de Estado de Saúde vai distribuir dez mil smartphones aos municípios para transmissão dos dados sobre -dengue em tempo real. O objetivo é garantir que os municípios consigam acompanhar em tempo real o trabalho dos agentes de endemia na busca por focos do mosquito transmissor da doença. A tecnologia vai agilizar a elaboração dos relatórios com os dados coletados e permitir que o tempo de resposta para implementação de ações de combate à dengue e atendimento aos pacientes seja feito mais rápido nos pontos onde houver necessidade.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro