Blog

Cerca de 36 mil moradores do Complexo da Maré são vacinados em projeto inédito

Estudo em comunidade da zona norte do Rio de Janeiro vai acompanhar cerca de 8 mil moradores após a vacinação contra a Covid-19

Uma comunidade maior que 96% dos municípios brasileiros: o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, foi escolhido para participar de um projeto inédito de vacinação em massa. Além de sentir alívio ao receber a vacina Covid-19, os moradores vão participar de um mapeamento da Fiocruz sobre o impacto da vacinação e o comportamento do vírus depois da imunização de toda a população adulta acima de 18 anos.

Em visita ao estado nesta terça-feira (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou o Complexo da Maré e afirmou que as estratégias que estão sendo colocadas em prática visam trazer respostas que a ciência ainda não revelou. “Nós temos uma avaliação da questão sorológica e também vamos avaliar a efetividade da vacina. As estratégias são muito úteis para que possamos orientar o futuro da nossa campanha nacional de imunização”, disse Queiroga.

A vacinação superou a expectativa e cerca de 36 mil moradores foram imunizados com a primeira dose da Astrazeneca. O estudo é uma parceria entre a Fiocruz, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a ONG Redes da Maré.

Imagem Folheados

“Nós caminhamos de maneira séria, agora no mês de agosto vamos distribuir mais de 60 milhões de doses, no mês de setembro mais de 60 milhões de doses, ou seja, são 120 milhões de doses em agosto e setembro”, disse Queiroga, que estima vacinar todos os adultos brasileiros com pelo menos uma dose até o fim de setembro.

Com o avanço da vacinação no Brasil, houve uma queda de 40% do número de casos, e 40% do número de óbitos no último mês. Nesta terça, o Brasil registrou a menor média móvel de casos e óbitos dos últimos seis meses.

Brasil registra menor média móvel de mortes e de casos por Covid-19 desde janeiro

Para garantir o acesso fácil às doses, 145 pontos de vacinação foram montados em vários pontos da comunidade, como unidades de saúde, escolas, Vila Olímpica e na Associação dos Moradores. O número de voluntários também é proporcional ao tamanho da ação: mais de 1,6 mil pessoas trabalham para vacinar todos os moradores, além de 500 funcionários da prefeitura do Rio.

Entre as pessoas vacinadas, o estudo conduzido pela Fiocruz vai acompanhar de perto cerca de 8 mil moradores da Maré, que serão testados e monitorados ao longo de seis meses. Os pesquisadores vão analisar o impacto da vacinação em um cenário de uma comunidade populosa, a ação de possíveis variantes da Covid-19, o registro de novos casos da doença e o comportamento do vírus na comunidade imunizada.

Além disso, o estudo inédito tem mais um objetivo muito importante: vai mostrar o impacto da vacina Covid-19 na população que ainda não será imunizada nesta etapa, principalmente crianças e adolescentes da comunidade.

Vacinação acelerada

O Ministério da Saúde segue ampliando a campanha de vacinação contra a Covid-19 e já distribuiu mais de 184,4 milhões de doses para todo o Brasil. Até agora, mais de 101 milhões de pessoas acima de 18 anos já tomaram a primeira dose, o que representa 63% do público-alvo.

Para o estado do Rio de Janeiro, a pasta enviou mais de 16,5 milhões de doses desde o começo da campanha de vacinação. Só em julho, foram enviadas mais de 3 milhões de vacinas Covid-19.

FONTE: Ministério da Saúde
http://portalms.saude.gov.br