11ª Uranium Film Festival do Rio de Janeiro 2022
Anunciamos a 11ª edição do International Uranium Film Festival do Rio de Janeiro. O Festival está programado para 19 a 29 de maio de 2022, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio).
Independentemente de ser a favor ou contra a energia nuclear, todos devem estar cientes dos seus riscos e consequências.
Alguns dizem que a energia nuclear é limpa e salva o clima, outros se opõem: é suja, perigosa e também gera CO2. O International Uranium Film Festival convida cineastas, especialistas nucleares, ativistas, jornalistas, pesquisadores, professores, estudantes universitários e do ensino médio, entusiastas do cinema e curiosos de todo o mundo a virem ao Rio. Vamos assistir juntos os filmes e conversaremos sobre energia nuclear, riscos nucleares e mudanças climáticas. De 19 a 29 de maio de 2022, o 11º International Uranium Film Festival prevê a exibição de cerca de 40 filmes, entre documentários e ficções, sobre a Era Atômica. Além disso, vários eventos paralelos, como painéis e reuniões de cineastas, estão planejados. Um dos focos será a mineração de urânio, suas consequências e legado. Também daremos destaque aos 35 anos do acidente radiológico com o césio 137 em Goiânia.
Junte-se a nós na Cidade Maravilhosa em maio de 2022. Cruzamos os dedos para que a pandemia do coronavírus acabe até lá! Se a pandemia Covid-19 – contrariando nossas expectativas e esperanças – não permitir, o Festival acontecerá nas plataformas online do MAM Rio, como foi a 10ª edição em 2021.
Norbert G. Suchanek & Márcia Gomes de Oliveira
Fundadores e diretores do Uranium Film Festival
Serviço:
11º Uranium Film Festival – de 19 a 29 de maio de 2022 Local: Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo Rio de Janeiro / BrasilCEP 20240-195 / Brasil
“Já ocorreram vários desastres nucleares no mundo. Com o Uranium Film Festival todos estão cientes disso. O Festival está sendo realizado em vários países para mostrar o perigo da radiação. Parabéns!” Kunihiko Bonkohara (sobrevivente de Hirosihima e membro da Associação das Vítimas das Bombas Atômicas residentes no Brasil).