Servidores do CDTN atuam na segurança radiológica de jogo da Seleção Brasileira no Mineirão
Um grupo de 52 servidores do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em Belo Horizonte, atuou, dia 24 de abril, no Estádio Mineirão, na segurança radiológica e nuclear do jogo amistoso Brasil x Chile. O evento serviu como teste para os jogos da Copa das Confederações, que ocorrerão em junho nas principais capitais brasileiras. A atividade faz parte das atribuições da CNEN, que desde os Jogos Pan-Americanos de 2007, em cooperação com demais órgãos públicos, vem realizando segurança radiológica de grandes eventos no Brasil.
O grupo do CDTN, formado por servidores voluntários, está participando desde segunda-feira (13/5), do “Curso Preparatório em Segurança Radiológica e Nuclear para Atuação em Grandes Eventos”. Durante três dias os voluntários cumprirão um programa de capacitação de 15 horas, envolvendo aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas do Serviço de Proteção Radiológica (Sepra) do CDTN.
O grupo volta a atuar no Mineirão no jogo Taiti x Nigéria (17/06) que será seguido pelas disputas Japão x México (22/06) e 1º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B (26/06). Além da Copa das Confederações, os voluntários estarão aptos a atuar na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho deste ano; na Copa do Mundo de 2014; nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
FONTE: CNEN