Município do Rio alcança 90% de cobertura contra a gripe
Campanha terminou na última sexta-feira com quase 1,4 milhão de pessoas vacinadas
O município do Rio de Janeiro encerrou na última sexta-feira, dia 17, a Campanha de Vacinação contra a Gripe com 1.394.748 pessoas imunizadas. A cobertura corresponde a 90,1% do público-alvo composto por idosos, crianças de seis a 23 meses, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto e profissionais de saúde. O resultado é dez pontos percentuais acima da meta inicial, que era vacinar 80% dos grupos prioritários.
Em comparação com a campanha anterior, este ano foram vacinadas 422 mil pessoas a mais. O destaque foi a adesão do público acima de 60 anos, que em 2012 ficou abaixo da meta, numa tendência que se repetiu em várias cidades brasileiras. Este ano foram imunizados 824.904 idosos, o que corresponde a 86,7% de cobertura.
Devido às condições físicas próprias da idade, os idosos formam um dos grupos mais vulneráveis às complicações decorrentes da gripe, como pneumonias e óbitos. Entre as unidades que mais vacinaram este público destacaram-se os centros municipais de saúde João Barros Barreto, em Copacabana, com 43.265 doses aplicadas; Jorge Saldanha Bandeira de Melo, no Tanque, com 33.467; e Heitor Beltrão, na Tijuca, com 30.625.
Entre os outros grupos prioritários, dois chegaram à cobertura total na cidade, os das puérperas (mulheres após o parto) e dos trabalhadores de saúde. O das crianças atingiu 94,3%.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro