Blog

Mestrado do IEN: 17 novos alunos e dez defesas de dissertação em 2013

O mestrado acadêmico do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) no Rio de Janeiro, já tem duas boas marcas neste primeiro semestre de 2013: uma nova turma de 17 alunos e dez dissertações defendidas. Os alunos que ingressaram têm procedência variada: três professores estaduais, dois funcionários do IEN, dois funcionários da Eletronuclear (um ativo e outro aposentado), dois alunos da iniciativa privada e os demais universitários recém-formados. E, das dez dissertações já concluídas este ano, sete foram da área de Engenharia de Reatores, uma em Métodos Computacionais e duas de Impacto Ambiental.

A pós-graduação do IEN tem hoje 40 alunos matriculados e uma quota total de nove bolsas Capes e nove bolsas CNEN, distribuídas entre estudantes das turmas de 2012 e 2013. Ao todo já foram elaboradas 48 dissertações, 37 no antigo Mestrado Profissional.

Para a professora Maria de Lourdes Moreira, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação do IEN, as expectativas são boas: “Este ano, o nosso curso de mestrado vai ser avaliado pela Capes, conforme ocorre a cada três anos. Se passarmos para o conceito 4 [atualmente o conceito é 3], poderemos entrar com a proposta de constituir um curso de doutorado aqui.”

A ex-aluna Eliene Silva, que concluiu o curso no final de abril deste ano, defendendo uma dissertação em dinâmica dos fluidos computacional, faz uma avaliação positiva desse período: “Tive contato muito próximo com os pesquisadores, tive muitas oportunidades de visitar e usar os laboratórios. Em suma, foi uma experiência que me fez crescer bastante.”

FONTE: CNEN

http://www.cnen.gov.br/