Blog

Cruz da Jornada Mundial da Juventude é recebida no Hospital Estadual da Mulher

Pacientes, funcionários e famílias participaram de momento de fé católica na unidade de saúde

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_hospDaMulher-JMJ-Cruz_hosp_da_Mulher_-_Villar_dos_telles_-_JMJ_-_cruz_83A passagem da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e do ícone de Nossa Senhora pelo Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na manhã desta segunda-feira (03/06), foi marcada por demonstrações de fé e alegria. Os símbolos católicos chegaram às 8h na unidade de saúde em carro do Corpo de Bombeiros e, erguidos por fiéis, foram instalados em área aberta, ao lado da emergência do hospital. Depois de um momento de oração, por volta das 9h30, os símbolos católicos seguiram para outros pontos do município da Baixada Fluminense.

Durante a oração, os fiéis pediram pela saúde das mulheres pacientes do hospital e agradeceram pelo trabalho dos médicos. O bispo diocesano de Duque de Caxias, Tarcísio Nascentes dos Santos explicou o sentido da cruz e do ícone visitarem hospitais, em especial, uma unidade de saúde dedicada a atender mulheres.

— Jesus veio para nos libertar e fez muito pelas mulheres. Temos aqui o ícone de Nossa Senhora, que é um modelo de mulher e mãe. Um hospital reúne enfermos, pessoas que estão em sofrimento. E a cruz salva, liberta, nos ajuda a viver esse momento, nos conforta — disse o bispo.

A cruz e o ícone atraíram cerca fiéis para a área externa da unidade de saúde. Entre eles, a estudante Laís Mattos, de 15 anos, que fez questão de ajudar a carregar a cruz.

— A cruz lembra o amor de Cristo pela gente — disse a jovem, moradora de São João de Meriti.

A auxiliar administrativa, Isabela do Socorro, de 29 anos, também achou positiva a passagem da cruz pela unidade de saúde e pela vida das pessoas que pretendem participar da Jornada Mundial da Juventude.

— Acho que traz a paz e deixa as pessoas mais calmas e seguras.

Construída em madeira, a cruz peregrina, de 3,8 metros, e o ícone de Nossa Senhora chegaram ao Estado do Rio em abril deste ano, depois de viajar por todo o Brasil, desde setembro de 2011.  Ambos os símbolos chegam ao município de Duque de Caxias nesta terça-feira (04/06). O último destino é o município do Rio, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude em julho.

Papa visitará unidade estadual – Em abril de 2012, o Governo do Estado e a Igreja Católica abriram ao Sistema Único de Saúde o Hospital São Francisco de Assis, na Tijuca. A parceria aconteceu após a pacificação de todas as comunidades da Tijuca, reabrindo os serviços do antigo Hospital Venerável Ordem Terceira, com investimentos pelo Governo do Estado da ordem de R$ 3,7 milhões. De lá pra cá, a unidade, que é gerenciada pela Organização Social (OS) Lar Assistencial São Francisco, já abriu serviços importantes à população fluminense como o Centro Estadual de Trauma do Idoso, Centro Estadual de Transplantes, atendimento aos pacientes com HIV, cirurgias cardíacas especializadas, etc. Tudo isso será visto pelo Papa Francisco, em visita durante a Jornada Mundial da Juventude.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br