Equipe da CNEN é homenageada pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais
Uma equipe formada por servidores e bolsistas do Laboratório de Poços de Caldas (Lapoc) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidades da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) em Minas Gerais, será homenageada, nesta terça-feira (11/6), pela Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais durante a cerimônia de lançamento da publicação “Situação do Câncer em Minas Gerais e suas Macrorregiões de Saúde”. A homenagem ocorre em Poços de Caldas e é um reconhecimento pela relevância da atuação da equipe no “Projeto Planalto Poços de Caldas”, que investiga a incidência de câncer nos municípios da região e a relação com a radiação natural elevada encontrada naquela área. O trabalho é desenvolvido conjuntamente pela CNEN, Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria do Estado da Saúde de Minas Gerais e as Secretarias Municipais de Saúde de Poços de Caldas, Andradas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Cássia e Caldas.
O fato de o Brasil não ter implantado um modelo permanente de vigilância do câncer em áreas de radiação natural elevada foi o que motivou o projeto no qual atuam os servidores e bolsistas da CNEN, pois no país há concentrações naturais significativas de urânio e tório em diversos pontos. Nestas áreas, a radiação de fundo pode ser bem maior do que em regiões onde não é observada elevada concentração destes minerais. Logo, o objetivo deste projeto é dar respostas à população sobre a relação entre casos de câncer e os índices naturais de radiação. Para o doutor em Energia Nuclear Aplicada à Agricultura e Meio Ambiente e também pesquisador do projeto, Nivaldo Carlos da Silva, do Lapoc, o interesse da pesquisa é dar à população respostas cientificamente comprovadas.
Para isso, o estudo foi dividido em duas partes. Em um primeiro momento foi realizada uma medição de radiação externa por meio de um monitor portátil acoplado a um aparelho GPS, o que permitiu a localização precisa do ponto medido. Nessa etapa foram monitoradas todas as ruas da zona urbana e estradas de zonas rurais dos cinco municípios envolvidos na pesquisa, totalizando um milhão de pontos.
A segunda fase está em andamento e consiste na medição de radônio no interior de aproximadamente 670 residências de três municípios do planalto de Poços de Caldas: Poços de Caldas, Andradas e Caldas. Este processo é feito por meio de um medidor de concentração de radônio no ar, instalado no interior das casas. O equipamento é constituído de um polímero conhecido como CR39, sensível à radiação alfa. No momento em que essa radiação atinge o polímero, é produzido um traço. Após uma revelação química nesse material, é possível visualizar os traços por meio de um microscópio. O cálculo da concentração de radônio no ar é realizado com base na quantidade de traços por unidade de área.
Uma das ações da pesquisa foi a implantação, no município de Poços de Caldas, do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP), que consiste em um centro de coleta e análise de informações sobre a ocorrência de câncer em uma determinada população e ano. Para isso, uma equipe com integrantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde construiu um banco de dados para analisar 100% de todos os prontuários da cidade estudada, o que permitirá que a população receba informações em relação aos riscos e medidas a serem tomadas a partir de dados cientificamente comprovados. Segundo o pesquisador Nivaldo Carlos da Silva, no país existem apenas 21 municípios que fazem o RCBP.
Foi em razão desta atuação que a equipe da CNEN, composta por 12 integrantes, está tendo seu trabalho reconhecido. O grupo de servidores e bolsistas do Lapoc que receberá certificados de colaboradores da saúde pública mineira é composto por Nivaldo Carlos da Silva, Eder Tadeu Zenun Guerrero, Marcos da Costa Campista, Danila Carrijo da Silva Dias, Eduardo Galvão Leite das Chagas, Lara Jardim Grossi, Jeferson Assis do Couto, Gustavo Erdmann Barroso Romani, Heber Luiz Caponi Alberti, Marcelo de Lima Braz e Michel Lima. Lúcio Carlos Martins Pinto, que também será homenageado, é servidor do CDTN.
FONTE: CNEN
http://www.cnen.gov.br