Prefeitura inaugura novo Centro Obstétrico do Hospital Maternidade Alexander Fleming
Espaço é readequado para o parto humanizado
A Secretaria Municipal de Saúde inaugurou nesta segunda-feira, dia 17 de junho, o novo centro obstétrico do Hospital Maternidade Alexander Fleming, em Marechal Hermes. Após quatro meses em obras, o espaço foi reorganizado e foram criadas instalações adequadas à proposta de parto humanizado. O investimento total foi de R$ 900 mil, incluídos a nova infraestrutura e os equipamentos.
O espaço, que antes oferecia pouca privacidade e não permitia a presença de acompanhantes do sexo masculino, conta agora com 7 salas de pré-parto, parto e puerpério (PPP), mais amplas e com condições de acomodar com mais conforto uma pessoa além da gestante. Assim, o pai do bebê pode apoiar a mãe durante todo o atendimento, como preconiza o parto humanizado.
“Melhorar as instalações de nossos equipamentos mais antigos renova o nosso compromisso com a qualidade e o conforto do atendimento. O investimento na Saúde da cidade não pode se restringir à construção de novas unidades”, afirma o secretário Hans Dohmann.
Além das novas salas de parto, foi criada uma área de relaxamento, equipada com aparelhos específicos para que as futuras mamães possam fazer exercícios, para deixá-las mais preparadas para a hora da chegada do bebê. As gestantes poderão contar também com um corredor de circulação com vista para uma área arborizada. A ideia é deixá-las mais calmas para o momento do parto.
O centro cirúrgico também recebeu melhorias. O espaço passou a ter três salas para cirurgias e uma destinada à recuperação pós-anestésica (RPA), com três leitos. A maternidade realiza entre 200 e 250 partos por mês.
Entre os novos equipamentos à disposição de pacientes e profissionais de saúde, estão camas de PPP, unidades de cuidados neonatais (onde o bebê recebe o primeiro atendimento do pediatra), novos focos cirúrgicos e monitores de funções vitais.
O Hospital Maternidade Alexander Fleming fica na Rua Jorge Schimdt, 331, em Marechal Hermes.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc