Hospital Estadual Carlos Chagas comemora 76 anos
Unidade é a responsável pelo Programa de Cirurgia Bariátrica, que já operou 576 pacientes, todos por videolaparoscopia, a maior produção do país
Nesta quarta-feira (26), o Hospital Estadual Carlos Chagas (HECC) completa 76 anos de fundação prestando atendimento à população. Inaugurado pelo então presidente da República Getúlio Vargas, em 1937, o hospital atualmente conta com 185 leitos, sendo 24 de CTI, e tem uma média de 120 atendimentos de emergência por dia e 400 internações mensais. A unidade também possui serviço ambulatorial com cerca de 80 atendimentos por dia nos serviços de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, cirurgia plástica, geriatria, psicologia e fisioterapia.
– Este hospital se mantém vivo graças à dedicação e compromisso de todos os funcionários, que fizeram e fazem sua história. Tenho orgulho em cuidar deste hospital – diz o diretor da unidade, o médico Max Kopti Fakoury.
Programa de Cirurgia Bariátrica – Um dos programas de maior sucesso da Secretaria de Estado de Saúde, o Programa de Cirurgia bariátrica da unidade já mudou a vida de 576 pacientes, sendo 120 só este ano. Criado em 2010, o programa é coordenado pelo médico Cid Pitombo, mestre e doutor em cirurgia e membro do Comitê de Educação Continuada da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além de membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Com a chegada do Programa, o HECC foi o primeiro hospital a receber um tomógrafo para obesos de até 320 kg no Brasil.
– O Hospital ganhou uma nova dinâmica com o Programa de Cirurgia Bariátrica. Hoje, a unidade tem um tomógrafo de última geração, já fez 1.500 consultas a obesos que querem mudar de vida, operamos mais de 500 pacientes e queremos chegar a mil até o início de 2014. Acredito que temos muitos motivos para comemorar – afirma Cid Pitombo.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br