Blog

Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Estado do Rio de Janeiro

MANIFESTO

Os Técnicos e Tecnólogos em Radiologia são profissionais de saúde que executam com ética os exames na área da radiologia, para o DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. São os produtores de imagem do interior do corpo humano. Permite ao médico diagnosticar situações patológicas em geral. A produção de imagem para diagnóstico acontece no Centro de Diagnóstico por Imagem, centros de IMAGINOLOGIA. São especializados em RADIOTERAPIA; MEDICINA NUCLEAR; RADIODIAGNÓSTICO. São várias as especialidades de manuseio na fonte de Radiação Ionizante.

As funções são de programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas utilizadas no diagnóstico, na prevenção e promoção da saúde, recorrendo, para esse efeito, aos equipamentos de ponta.
A preparação e posicionamento do paciente para a realização do exame, bem como a sua vigilância durante o mesmo, também são funções do Técnico e Tecnólogo em Radiologia. Planejam, programam e executam os procedimentos necessários ao esclarecimento da situação clínica dos doentes.
Elaboram relatório preliminar descritivo daquilo que observam, no sentido de permitir uma correta decisão por parte do médico, na impressão diagnóstica e na definição terapêutica.
Pelo fato de trabalharem com radiação, estes profissionais devem manter um nível máximo de segurança na sua utilização, para assegurar a sua proteção e a do usuário.
As técnicas são aplicadas na radiologia convencional, a tomografia computadorizada (TC), a ressonância magnética, mamografia, radiologia odontológica, densitometria óssea, ecografia, isografia, entre outras.
O âmbito da radiologia tem evoluindo nos últimos anos estando no processo das atividades que mais adquiriram tecnologia de ponta.
Os aparelhos variam, vão dos convencionais a equipamentos de ponta daí a necessidade do conhecimento de programas de software que integram os equipamentos, chegando alguns a participar, inclusive, na preparação desses mesmos programas.
Além do conhecimento técnico e científico, estes profissionais devem ter a capacidade de trabalhar em equipe de forma eficaz, uma vez que trabalham em estreita colaboração com outros profissionais: colaboram diariamente com médicos de um modo geral e nas especialidades de Radiologia intervencionista, Neuro-Radiologia, nas especialidades como: Cardiologia, Neurologia, Gastroenterologia, Ortopedia etc.), e alguns exames têm de ser realizados por mais de um técnico.
A qualidade do trabalho desenvolvido é determinante no sucesso de todo o processo, designadamente entre o médico que prescreve o exame e o técnico de radiologia que o realiza para o diagnóstico.
COLOCAÇÃO NO MERCADO:
As atividades são desenvolvidas nos serviços de saúde pública, hospitalais, clinicas.
Estes profissionais, na sua maioria, são assalariados.
O objetivo deste manifesto é demonstrar a nossa atividade e convocar toda a categoria para permanecer, a partir deste momento, em união. Só assim as autoridades públicas de saúde e setores privados respeitarão nossos direitos, porque não queremos somente que concordem com a grandeza, eficiência de nossa atividade profissional.
Para ser técnico em radiologia é preciso obter registro junto ao órgão competente, Conselho Regional de Técnico em Radiologia, que no Estado do Rio de Janeiro é o CRTR 4ª região.
Hoje a profissão além de ser regulada pela Lei Ordinária nº 7.394/1985, regulamentada pelo Decreto Lei nº 92.790/1986, temos a ADPF-151, do STF, Lei Estadual de Piso Regional, que além de garantias de seus direitos estão determinados o PISO MÍNIMO PROFISSIONAL DA REGIÃO em 02 vezes o piso estabelecido na lei do Estado do Rio de janeiro incidindo 40% de INSALUBRIDADE para uma jornada de trabalho de 24:00 h. semanais.

Luiz Fernando Thomé Moraes
Diretor-Presidente
S.T.A.R.E.R.J

STARERJ – SINDICATO DOS TÉCNICOS E AUXILIARES EM RADIOLOGIA DO ESTADO DO RIO DE JANERIO

FONTE: STARERJ
http://sindradiologistarj.blogspot.com.br/