HTO Dona Lindu realiza sétimo mutirão de cirurgias ortopédicas
Referência em mutirões de cirurgias ortopédicas no Rio de Janeiro, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), realiza neste fim de semana (20 e 21) a segunda etapa da sétima edição do mutirão, submetendo 15 pacientes a procedimentos cirúrgicos de pé. No fim de semana passado (13 e 14), outros 15 pacientes que aguardavam por cirurgias de joelho foram operados. O hospital, com certificação de qualidade pela Organização Nacional de Acreditação, atua de acordo com o Protocolo de Cirurgia Segura, da Organização Mundial da Saúde.
A moradora de Três Rios, Vanessa Alves Duarte, de 28 anos, estava ansiosa pela cirurgia. “Desde que sofri um acidente de moto, há sete meses, minha vida parou. Sinto dor no joelho esquerdo e isso faz com que deixe de fazer muitas coisas que gosto. Se Deus quiser vou melhorar após a cirurgia, pois confio no atendimento que estou recebendo e vou seguir todas as orientações médicas”, relata a jovem durante a visita de sua mãe, pouco antes de ser submetida a cirurgia no HTO Dona Lindu.
Os médicos do serviço de joelho atuam em todos os mutirões promovidos pelo hospital, já que é a especialidade ortopédica que tem maior demanda no estado. “A realização dos mutirões visa agilizar o atendimento ao paciente, com a mesma qualidade e segurança dos demais procedimentos que ocorrem no hospital. O joelho é uma especialidade que tem prioridade, mas mantemos a atenção também nas demais”, afirma o diretor executivo do HTODL, Artur Hummel.
No último mutirão, ocorrido em maio/2013, pacientes foram submetidos a cirurgias de ombro.
Respeitando o fluxo de cirurgias eletivas do SUS no estado, os pacientes selecionados para o mutirão do HTO Dona Lindu, haviam sido atendidos por ortopedista na Secretaria de Saúde do próprio município e, após verificada necessidade cirúrgica, foram inseridos na Central Estadual de Regulação (CER), que definiu o atendimento.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br