JMJ: Hospital de Campanha do Governo do Estado será montado em Guaratiba
A unidade de saúde vai funcionar como uma extensão do Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres, para funcionar como retaguarda das operações de atendimento aos peregrinos. Começa a partir de 7h de sábado (27/7) até o meio-dia de segunda-feira (29/7)
O Hospital de Campanha da Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai dar suporte ao atendimento prestado aos participantes da Jornada Mundial da Juventude. A unidade de saúde será montada no estacionamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na Avenida das Américas, 29.501, em Barra de Guaratiba — dentro do percurso de 13 quilômetros que os peregrinos vão percorrer até o Campo da Fé, local do evento. Com capacidade para realizar 300 atendimentos diários, o Hospital de Campanha funcionará 24h por dia, a partir das 7h de sábado (27/7) e até o meio-dia de segunda-feira (29/7). A unidade funcionará como extensão ao Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, e caso haja necessidade, os casos mais graves serão removidos para lá.
A unidade de saúde da SES vai ocupar 700 m² e fará parte de um complexo de mil m², que incluirá ainda área para um tomógrafo computadorizado móvel e uma Central de Triagem de Múltiplas Vítimas, de 110 m². Composta por um piso de lona, biombos e 30 macas, a central será ativada apenas em caso de alguma ocorrência com uma quantidade grande de pessoas atingidas.
O Hospital de Campanha terá uma sala de cirurgia equipada para realizar procedimentos cirúrgicos de média complexidade e um laboratório de análise clínica com capacidade para realizar 200 exames por dia.
A estrutura ainda inclui 34 leitos, sendo 6 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 12 de hidratação e nebulização e 16 de observação. A equipe médica será composta por um ortopedista, um pediatra, um cirurgião, um anestesista e quatro intensivistas. No total, a unidade contará com 60 profissionais atuando por dia, incluindo o setor administrativo.
Retaguarda – A unidade de saúde funcionará de forma complementar ao atendimento prestado pelos postos de saúde municipais montados na área. Realizará apenas atendimento referenciado, ou seja, vai receber somente pacientes encaminhados pelas equipes de atendimento do município. Como uma retaguarda às unidades municipais, o Hospital de Campanha também atuará caso ocorra algum evento cuja demanda ultrapasse a capacidade de atendimento das unidades municipais.
Primeiro Centro de Trauma do país – Profissionais capacitados nos Estados Unidos, uso de tecnologia alemã e adoção de protocolos internacionais para atender os pacientes. O Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, inaugurado no dia 14 de junho, é uma das mais avançadas e modernas unidades de traumatologia do país e o primeiro núcleo de referência no atendimento a pacientes politraumatizados no estado. Resultado de um projeto que começou a ser desenvolvido em 2010, com a consultoria técnica do Centro de Trauma de Baltimore, nos EUA, o Governo do Estado investiu R$ 6,2 milhões em infraestrutura e equipamentos na nova unidade.
Histórico – O Hospital de Campanha tem prestado serviço à população em diversas situações. Em junho, a unidade foi montada para dar apoio a toda a área do Maracanã, no final da Copa das Confederações, quando a região recebeu muitos visitantes. O modelo do Hospital de Campanha foi importado dos Estados Unidos e utilizado em campanhas de paz, como a do Afeganistão, e adaptado e modernizado pela Secretaria de Estado de Saúde. A ajuda já ultrapassou as fronteiras do estado e a unidade já foi até Alagoas, para auxiliar no atendimento médico do município de Santana do Mandaú, após a enchente de 2010.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br