Blog

JMJ: Por ser período de maior contágio de gripe, Secretaria de Estado de Saúde reforça ações de prevenção e tratamento

Estoque de medicamento para tratamento da influenza foi ampliado e o Lacen funcionará 24h durante a Jornada Mundial da Juventude

gripe2O mês de julho é historicamente conhecido pelo aumento no número de casos de pessoas atingidas pelo influenza, o vírus da gripe. Por conta disso, as equipes de Vigilância em Saúde já estão a postos coordenando ações para minimizar os riscos da doença durante a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre os dias 23 e 28 de julho. Uma delas é o reforço dos estoques do Oseltamivir, principal medicamento antiviral para tratamento da doença.

Outra medida tomada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) é a ampliação do horário do Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), que está funcionando 24 horas durante o período da jornada a fim de agilizar a confecção de resultados das amostras enviadas à unidade.

– Durante a jornada, a previsão é que a cidade receba mais turistas estrangeiros do que no Réveillon. Por isso, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos aos sintomas, que normalmente começam com uma febre que pode representar coisas diferentes dependendo do histórico clínico, epidemiológico e da viagem que o paciente fez. Nossa preocupação atual é com o coronavírus, que está circulando pelos Estados Unidos e Canadá, e com o influenza – explica o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.

Para ajudar os profissionais de saúde a identificar precocemente sintomas de doenças que não circulam no país, como febres hemorrágicas e o novo coronavírus, a SES elaborou um material que foi distribuído nas unidades de saúde, inclusive da rede privada, a fim de sensibilizar esses profissionais com recomendações sobre sinais e sintomas diferentes dos já comumente observados no Brasil.

Campanha de vacinação – Em maio, o Ministério da Saúde promoveu uma campanha de vacinação que teve 80,33% de cobertura do público-alvo, composto por idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até 2 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores da área da saúde e mulheres no período de até 45 dias após o parto.

— A gripe é uma doença simples, na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante. A vacina protege contra os principais tipos de vírus da gripe de forma extremamente segura e eficaz – diz Chieppe.

A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em todo o mundo. A imunização é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Provocada pelo vírus Influenza, a doença ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br