Palavra da Presidenta
A Radiologia precisa de nós. Vamos juntos promover as transformações que queremos
Quando nos aproximamos do fim do ano costumo pensar ainda mais no futuro da Radiologia. Comemorar o dia da nossa profissão, que é celebrado todo dia 8 de novembro, requer uma ampla reflexão sobre os rumos que seguimos até aqui, para verificar se convergem para os nossos objetivos.
Na medida em que idealizo o Dia Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, em meu coração se forma uma simbiose de realidade e sonhos, que vão desde o que somos até o que queremos ser, uma ponte que liga as emoções de agora às que estão porvir.
Cada vez mais estou convencida de que tomar providências para promover a qualidade da formação acadêmica dos nossos profissionais é o melhor que posso fazer como dirigente da classe. Obviamente, é claro, além de cumprir minha obrigação constitucional de dirigir a normatização e fiscalização da atividade profissional no Brasil.
Infelizmente, a transformação da educação profissional em mero produto de mercado pela maioria das escolas técnicas e faculdades é o maior entrave para alcançar objetivos concretos nesse sentido. Por suposto, é preocupante quando um profissional chega ao mercado de trabalho sem as condições necessárias para o desempenho de suas funções.
Temos procurado identificar os fatores que impedem o bom desempenho técnico dos serviços de Radiologia. Contudo, todo esforço esbarra na desvalorização profissional.
Diante do quadro, neste Dia Nacional dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, ao te parabenizar, faço o convite para que faça parte de uma mudança de consciência. Somente a partir de uma nova mentalidade conseguiremos alcançar um patamar de desenvolvimento sustentável para as técnicas radiológicas no país.
Una-se com seus amigos de profissão e discuta Radiologia. Busque caminhos e alternativas para alcançar os direitos constitucionais que hoje nos são negados. Somente por meio da coletividade conseguiremos alcançar um ideal de luta.
Parafraseando Winston Churchill, diria que antes de perguntar o que a sua profissão pode fazer por você, você deve procurar saber o que pode fazer por ela e pelas pessoas que dependem do seu trabalho diariamente.
Saudações radiológicas!
por Valdelice Teodoro, presidenta do Conselho Nacional de Ténicos em Radiologia (CONTER)
FONTE: CONTER