Blog

Hospital Estadual da Criança ganha setor exclusivo de Quimioterapia Ambulatorial

Os pequenos pacientes do Hospital Estadual da Criança, em Vila Valqueire, que realizam quimioterapia poderão, a partir de agora, passar a fazer o tratamento de forma ambulatorial em setor exclusivo para o procedimento. O serviço, com capacidade de realizar 200 quimioterapias e hemotransfusões por mês, tem por objetivo dar continuidade ao tratamento dos pacientes onco-hematológicos pediátricos da unidade, diminuindo, com isso, o tempo de internação. Foram investidos R$ 730.000 na adequação do espaço e em equipamentos pelo Governo do Estado.

O novo setor é composto por 10 espaços individualizados, equipados com cadeiras para paciente e acompanhante, que contam televisores e videogames para entreter os pequenos pacientes durante o período de infusão dos quimioterápicos. A unidade será atendida por equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

– Estamos conseguindo mudar paradigmas e avançar para fazer valer o que a constituição determina, ou seja, saúde de qualidade para todos – ressaltou o governador do Estado, Sérgio Cabral.

Desde abril deste ano, o HEC realiza quimioterapia nos pacientes que estão internados na unidade. Até agora, foram feitos 479 procedimentos do tipo.

– Hoje, o Hospital da Criança é referência de atendimento. Demos mais um passo nesse sentido com a inauguração do setor de quimioterapia, ajudando as crianças que precisam desse tratamento – comentou o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes.

O hospital – Inaugurado em 4 de março deste ano, o HEC é a primeira unidade do Rio de Janeiro voltada exclusivamente para atendimento pediátrico referenciado. O hospital realizou até o final de setembro cerca de 1.200 cirurgias nas áreas de ortopedia, geral, oncologia e transplantes. Destas 45% são ortopédicas. Além disso, foram feitos no período 2.644 exames e 3.190 consultas ambulatoriais. A unidade conta com 58 leitos de enfermaria, 16 de UTI neonatal, 10 de UTI pediátrica, 4 salas cirúrgicas, 4 consultórios de ambulatório, 1 consultório odontológico e 1 oficina de próteses e oferece exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, ecocardiografia e broncoscopia, além de serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional e apoio psicológico para pacientes e familiares. O hospital tem capacidade para realizar 8.400 consultas ambulatoriais, 3.360 procedimentos cirúrgicos de alta complexidade e 2.400 quimioterapias por ano.

Gestão – Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital Estadual da Criança foi viabilizado a partir de um contrato com a Rede D’Or São Luiz, que cedeu o prédio – onde antes funcionava o Hospital Rio de Janeiro – e passa a gerenciar o serviço público através da Organização Social com o Instituto D’Or de Gestão de Saúde Pública, fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br