Blog

Centro Cirúrgico do Hospital da Mulher recebe certificado Diamante de segurança

E pela terceira vez consecutiva, a 3M do Brasil certifica a Central de Material Esterelizado do hospital estadual, a primeira unidade pública do Rio de Janeiro a ter essa confirmação de segurança. Ganha a unidade e seus profissionais, e ganham os pacientes

Foto_Certificacao_H_MulherO Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart (HMHS) acaba de receber certificado de segurança do Centro Cirúrgico categoria diamante, conferido pela 3M do Brasil. Pela terceira vez consecutiva, aa Central de Material Esterilizado recebeu o certificado Target Zero Diamante. Com isso, a unidade passa a ser o único hospital da rede pública do Rio de Janeiro a ter este título. Esta conquista é resultado da conformidade adquirida em 102 itens avaliados pela 3M do Brasil nos dois locais e segue critérios nacionais e internacionais de validação.

– É um grande orgulho para o Hospital da Mulher receber este certificado pelos benefícios que ele garante aos pacientes, trazendo mais segurança nos procedimentos cirúrgicos, investimento na qualificação dos profissionais e no atendimento, que teve o fluxo reorganizado a partir da adequação aos critérios estabelecidos durante o processo de certificação. Somos um hospital que recebe gestantes e bebês de alto risco, com uma média de 450 cirurgias realizadas por mês e a busca contínua pela qualidade sempre foi o nosso maior objetivo – afirma o diretor do hospital, Helton Setta.

Melhores práticas – A certificação recebida pelo Hospital da Mulher traz mudanças importantes à rotina da unidade. Entre elas, está a validação de todas as etapas do processo de esterilização do material cirúrgico. Além disso, 78 profissionais foram capacitados para adoção de procedimentos que aumentam a segurança do paciente, foram criados protocolos específicos e um checklist de cirurgia segura já vem sendo seguido pela equipe.

Histórico de investimento em segurança – Localizado em São João de Meriti, o HMHS foi a primeira unidade do estado do Rio de Janeiro a receber a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar, e a segunda em todo o Brasil. O prêmio foi conquistado em 2011, 2012 e novamente em 2013. O programa, criado em 2005, tem por objetivo o reconhecimento das unidades de saúde que implementam e praticam boas práticas em suas Centrais de Materiais e Esterilização (CME). Em 2010, com apenas seis meses de inauguração, o Hospital da Mulher recebeu a certificação na categoria Ouro.

Gestão – Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital da Mulher passou a ser gerenciado pela Organização Social de Saúde Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br