Blog

Papai Noel distribui mais de 250 presentes para pacientes pediátricos em hospitais estaduais

Os brinquedos foram arrecadados em campanha dos funcionários da Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado do RJ (Aperj)

unnamedO natal de das crianças internadas em cinco hospitais da rede estadual será repleto de bonecas, carrinhos, bolas, livros, sonhos. Mais de 250 presentes foram distribuídos nesta segunda-feira (23) nos hospitais estaduais Rocha Faria, Albert Schweitzer, Carlos Chagas, Getúlio Vargas e Adão Pereira Nunes. Os brinquedos foram arrecadados em campanha realizada entre os funcionários da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Associação dos Procuradores do Estado do RJ (APERJ) no início de dezembro. A distribuição aconteceu nos leitos de enfermaria e CTI pediátricos. Crianças que estiverem nas emergências também ganharam presentes, entregues direto das mãos do Papai Noel.

O diretor do Hospital Estadual Albert Schweitzer, Dilson Pereira, estava animado com a chegada do Papai Noel na unidade. O bom velhinho irá visitar os 24 leitos pediátricos da unidade, bem como os nove leitos do CTI pediátrico.

– Sempre fazemos este tipo de iniciativa para as crianças e isso acontece tanto no Natal, quanto no Dia das Crianças. É uma maneira de agradá-las, fazendo-as esquecer que estão doentes e em um ambiente hospitalar. Acho muito importante para elas e para os pais, que também estão passando por momentos difíceis – disse.

Presenteados – Gabriel Souza, de 12 anos, ficou surpreso e feliz diante do presente. O jovem se recupera de uma infecção na enfermaria pediátrica do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio.

– Nunca imaginei que pudesse ganhar um presente aqui no hospital. Gosto muito de motos, adorei meu brinquedo – disse Gabriel, fazendo referência à réplica de uma motocicleta, que ganhou das mãos do Papai Noel.

Mãe da pequena Maria Eduarda Paschke, de 5 anos, Carla Moreira, destacou o bom atendimento prestado pela emergência pediátrica do hospital, além da oportunidade de presentear a filha.

– Assim que chegamos, fizemos exames completos e uma tomografia. O atendimento ágil foi essencial para que o quadro não evoluísse para uma meningite. Estou feliz por minha filha não ficar sem presente – disse a mãe de Maria Eduarda.

Alegria para as crianças, alívio para os pais – A coordenadora de Humanização da Secretaria de Estado de Saúde, Mônica Guedes, afirma que este tipo de iniciativa, além de fazer muito bem para as crianças, também deixa os pais aliviados por verem seus filhos felizes.

– O final do ano é uma época festiva na qual todos querem estar com sua família. Nos hospitais, os pacientes sentem muito por não poderem estar em casa, principalmente as crianças, pois estão afastadas da família, da escola, do seu lar. O nosso objetivo é, além de deixar o ambiente hospitalar acolhedor, levar alegria para essas crianças. Além das enfermarias, o Papai Noel também vai visitar as crianças internadas no CTI pediátrico. Muitas estão lúcidas e precisam desse carinho – destacou Mônica.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br