Hospital Estadual Melchíades Callazans passa a fornecer certidão de nascimento
Outros seis hospitais da rede estadual de saúde também têm cartório instalado dentro da unidade. Quase 55 mil bebês já saíram da maternidade com os respectivos registros
A partir desta semana, os bebês que nascerem no Hospital Estadual Melchíades Callazans já podem sair da maternidade com a certidão de nascimento. O hospital firmou parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e, com isso, foi instalado um cartório para a emissão do registro civil dos nascituros. O serviço funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h, e está vinculado ao Cartório do Registro Civil e Pessoas Naturais e Interdições de Tutelas do 1º Distrito de Nilópolis.
Segundo o diretor do HEMC Joé Gonçalves Sestello, a maternidade, que é regulada, atende gestantes de todo o estado do Rio de Janeiro .
– Com a instalação do cartório, o hospital contribui com o exercício da cidadania e estimula a realização do registro de nascimento, além de oferecer uma facilidade aos pais e assegurar a qualidade da assistência prestada -, afirmou Sestello.
A unidade registra média mensal de 160 partos.
Outros hospitais da rede já possuem serviço – O primeiro cartório instalado dentro de uma das unidades da rede foi em 2001, no Hospital Estadual Rocha Faria. Desde então, já foram expedidas 28.673 certidões de nascimento. Mensalmente, o HERF realiza, em média, 350 partos.
Outros cinco hospitais da rede estadual de saúde também têm cartório instalado dentro da unidade: Hospital Estadual Azevedo Lima, Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, Hospital Estadual Albert Schweitzer, Hospital da Mulher Heloneida Studart e Hospital da Mãe. Ao longo dos últimos anos, em todos os hospitais, 54.903 bebês já saíram dos hospitais com as respectivas certidões de nascimento.
Horário de atendimento dos cartórios
* Hospital Estadual Adão Pereira Nunes
Segunda a sexta, das 12h às 18h
* Hospital Estadual Albert Schweitzer
Segunda a sexta, das 8h30 às 11h
* Hospital Estadual Azevedo Lima
Segunda a sexta, das 9h às 17h
* Hospital Estadual da Mãe
Segunda, quarta e sexta, das 16h30 às 18h
* Hospital Estadual Melchíades Calazans
Segunda a sexta, das 9h às 12h
* Hospital da Mulher Heloneide Stuart
Segunda, quarta e sexta, das 14h às 17h
Terça e quinta, das 9h às 13h
* Hospital Estadual Rocha Faria
Segunda a sexta, das 8 às 13h
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro