Balanço 2013: unidades de saúde do Estado recebem visitas internacionais
Representantes das Olimpíadas de 2016 e chefes de estado aprovam sistema de saúde do Rio de Janeiro
O ano de 2013 será lembrado pelas visitas internacionais que as unidades da Secretaria de Estado de Saúde receberam. Em maio, o ministro da Saúde da Alemanha, Daniel Bahr, e equipe desembarcaram no Rio de Janeiro e foram visitar o Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado, o Rio Imagem, a fim de conhecer um pouco da experiência fluminense na área da saúde. Na ocasião, o ministro destacou que, mesmo se tratando de países diferentes, existem pontos em comum entre o sistema de saúde alemão e o fluminense, como o crescimento de casos de diabetes, acidente vascular cerebral e acidentes automobilísticos, além do envelhecimento da população. Bahr destacou ser fundamental que a população do Rio de Janeiro possa contar com um serviço de diagnósticos por imagem de alta qualidade.
Em outubro, o Rio Imagem recebeu mais uma visita; desta vez, representantes do Comitê Olímpico Internacional e dos Jogos Olímpicos de Londres estiveram na unidade para conhecer a estrutura que o Governo do Estado tem à disposiçãoi de atletas e público durante os Jogos Olímpicos de 2016. A comissão conheceu as instalações e equipamentos, além de entender como funciona o encaminhamento de pacientes para marcação de exames no Rio Imagem, feita por sistema online através das secretarias municipais de saúde, dentro das cotas municipais para realizar os procedimentos.
– Esse centro de imagem é um verdadeiro gol de placa. É impressionante o que esse setor vem prestando de serviços à população nesses dois anos de funcionamento. Para nós do COI é importante saber que já existe um Centro de Imagem em pleno funcionamento faltando ainda três anos para as Olimpíadas de 2016. – avalia o chefe médico Rio 2016, João Alves Grangeiro.
Representantes do COI e dos Jogos Olímpicos de Londres aproveitaram a estadia para conhecer o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo. Este é o primeiro serviço de atendimento a politraumatizados do Brasil que atende no modelo adotado nos Estados Unidos, referência para o presidente norte-americano, Barack Obama. Durante a visita ao HEAT, o grupo assistiu a uma simulação de atendimento a paciente politraumatizado que teve queda de um cavalo. A simulação teve continuidade no Tomógrafo Móvel, também levado para o HEAT, onde o grupo pôde conhecer um pouco mais sobre o serviço que leva este tipo de exame de forma itinerante para o interior do estado desde 2009.
Em dezembro, o governador de Maryland (EUA), Martin O’Mallaey veio conhecer de perto como a expertise do Estado americano contribuiu para a saúde do Rio de Janeiro.
– Estou impressionado com a estrutura que foi montada aqui. O Brasil tem muito a aprender com o que está sendo feito no Hospital Alberto Torres. Lembrou-me muito o nosso Centro de Trauma da Universidade de Maryland, onde médicos e enfermeiros brasileiros foram fazer treinamento. Também estamos orgulhosos de ver nossas práticas e treinamentos sendo utilizadas para salvar vidas. A nossa parceria com o Governo do Rio foi muito boa – conta o governador Martin O’Malley.
Desde o fim de 2010, há um convênio de consultoria técnica entre o Governo do Estado com o Centro de Trauma de Baltimore, da Universidade de Maryland. Considerada referência em todo o território norte-americano para atendimento aos politraumatizados, a unidade também é referência para atendimento ao presidente dos EUA, Barack Obama.
Em 2011, uma equipe de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde esteve em Baltimore para receber treinamento e implementar o atendimento de alta qualidade aos pacientes politraumatizados no primeiro Centro de Trauma do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br