Blog

Música ajuda no tratamento de pacientes com lábio leporino

Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto usa coral para trabalhar a fala e a autoestima

Melhorar a fala dos pacientes com fenda palatina e/ou lábio leporino por meio da música. Esse é o objetivo do coral do Centro de Fissura Labiopalatal (Cefil). O projeto é realizado no Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto desde 2012, promovido pela ONG Saúde Criança Ilha sob patrocínio da organização internacional de apoio ao tratamento de fissuras faciais Smile Train. Essa é a terceira edição do projeto.

Em 2014, o coral terá uma novidade: a introdução de apresentações musicais coreografadas. Por isso, o Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto abriu vagas para professores voluntários desenvolverem coreografias para as músicas.

Este ano, 25 vagas serão disponibilizadas. O coral tem a regência de Márcia Guapyassu e a coordenação terapêutica da fonoaudióloga Maria Célia Rendeiro, profissional especializada no tratamento da fissura labiopalatal.

De acordo com a diretora do Hospital Loreto, Fátima Brandão, a partir das atividades lúdicas é possível melhorar a fala e a integração dos pacientes na sociedade:

“É uma experiência muito positiva. Por meio da música, dos tons, dos ritmos, o paciente trabalha a fala, que pode ser uma dificuldade. Como resultado da atividade temos a melhora da fala, da autoestima e da integração social dos participantes.”

A primeira apresentação do coral este ano – cujos ensaios começam em fevereiro – já está agendada. Será em março, em comemoração ao aniversário de sete anos da ONG Saúde Criança Ilha.

FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc