Blog

Tomógrafo Móvel segue para Paraty

Serviço já realizou mais de 88 mil exames desde sua inauguração em 2009

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_tomografo_tomografo_movel_02Entre os dias 13 e 29 de março, o Tomógrafo Computadorizado Móvel da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estará no município de Paraty, atendendo também a pacientes de Angra dos Reis, Mangaratiba, Rio Claro e Barra Mansa. Localizado na Avenida Nossa Senhora dos Remédios (em frente à entrada do hospital), o atendimento será feito das 08h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 07h30 às 15h. O serviço tem capacidade para realizar cerca de 70 exames diariamente.O paciente que desejar usufruir do serviço deve procurar a Secretaria de Saúde de seu município de origem para o encaminhamento. As secretarias são responsáveis pelo repasse de informações sobre horário e data, além da orientação prévia para a realização do exame.

Estrutura e conforto – A Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada foi criada para facilitar o acesso para a realização deste tipo de exame na rede pública. O equipamento, instalado em um container climatizado para a recepção e acolhimento dos pacientes, funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.

Agilidade no diagnóstico – O tomógrafo é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. Os resultados são disponibilizados aos pacientes após um período de 10 a 15 dias úteis pelo município de origem do paciente, para que então possam encaminhar ao seu médico

.Acesso ampliado – Criado em 2009 pela SES, o serviço de Tomografia Móvel é o primeiro do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento a mais de 67 mil usuários do SUS. São duas carretas que realizaram, juntas, mais de 88 mil exames. Além disso, a SES dispõe de uma ressonância magnética móvel, inaugurada em 2010, que já realizou 28.756 exames e um mamógrafo móvel que começou a funcionar no final de 2013 e que fez até agora 1.452 mamografias e 419 ultrassonografias.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br