Ministério da Saúde anuncia fim da greve nas unidades federais
Servidores retomam as atividades nesta quinta-feira (13) com compromisso dos trabalhadores para reposição das horas não trabalhadas
O Ministério da Saúde finalizou acordo com entidades de profissionais da saúde que põe fim à greve das unidades federais do Rio de Janeiro, iniciada no dia 3 de fevereiro. Desta forma, os servidores das unidades retornam ao trabalho nesta quinta-feira (13), com a normalidade dos atendimentos eletivos que estavam prejudicados em razão da paralisação. A greve atingiu os hospitais federais do Rio de Janeiro (Andaraí, Lagoa, Ipanema, Servidores, Bonsucesso e Cardoso Fontes), além do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), Instituto Nacional de Cardiologia (INC) e Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O desfecho da greve foi possível após intensa negociação do Ministério com as entidades que representam os profissionais da saúde, que resultou em uma carta de compromissos com o movimento sindical, aprovada pelos grevistas. Entre os principais itens do acordo está o compromisso dos trabalhadores para reposição das horas não trabalhadas, sem desconto na remuneração, com o objetivo de atender a demanda reprimida.
PROPOSTAS – Entre os outros compromissos assumidos pelo Ministério estão as criações imediatas de Mesa Local de Negociação Permanente do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro e no Inca, além da manutenção da suspensão do período de teste do ponto eletrônico nas unidades até a adequação das escalas de trabalho de 30 horas. A instalação do ponto eletrônico nas unidades do Ministério da Saúde atende a uma determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Durante as negociações, o Ministério da Saúde se comprometeu, ainda, com a criação de Grupo de Trabalho em cada unidade hospitalar para discutir assuntos relacionados à melhoria das condições de trabalho para servidores.
FONTE: Ministério da Saúde
http://www.saude.gov.br