Cordeiro recebe Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada
Equipamento da Secretaria de Estado de Saúde fica até dia 12/04
e vai atender pacientes de doze municípios
A partir desta terça-feira (01), até o dia 12/04, estará instalado no município de Cordeiro o serviço móvel de Tomografia Computadorizada, na Rua Raul Veiga (dentro do parque de exposições). A realização dos exames atenderá a demanda de doze municípios da região: Cordeiro, Carmo, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Bom Jardim, Cantagalo, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Sumidouro. Diariamente, mais de 70 exames poderão ser realizados, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h30, e aos sábados, das 08h às 15h.
Para o agendamento, as secretarias municipais de Saúde ficam responsáveis pelo recebimento prévio da solicitação médica, encaminham a demanda à SES e informam ao paciente sobre o dia, horário, local e a preparação necessária para a realização do procedimento.
Estrutura e conforto – A Unidade Móvel de Tomografia Computadorizada foi criada para facilitar o acesso para a realização deste tipo de exame na rede pública. O equipamento, instalado em um container climatizado para a recepção e acolhimento dos pacientes, funciona com gerador externo ou eletricidade externa, mas possui um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia.
Acesso ampliado – Criado em 2009 pela SES, a Unidade Móvel de Tomografia é o primeiro serviço itinerante de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS. São dois equipamentos que já beneficiaram mais de 67.635 mil pacientes no estado, realizando 89.716 mil exames. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde também dispõe de serviços móveis de Ressonância Magnética, Mamografia e Ultrassonografia, totalizando 26.896 mil atendimentos e a produção de 31.511 mil exames.
Agilidade no diagnóstico – O tomógrafo móvel é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. Os resultados são disponibilizados aos pacientes após um período de 10 a 15 dias úteis, pelo município, para que então possam encaminhar ao seu médico.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br