Prefeitura realiza Ações de Saúde para a Copa do Mundo
Atividades antes, durante e após o evento visam prevenção, monitoramento e informações
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo uma série de ações de preparação para a Copa do Mundo, considerando a magnitude desse evento de massa e os potenciais riscos à saúde, devido à grande circulação e concentração de pessoas de diferentes partes do mundo. São ações a serem desenvolvidas antes, durante e após o evento, que acontece em junho. Envolvem atividades preventivas, de monitoramento, divulgação de informações para setores estratégicos e resposta às situações de saúde.
Dentre as ações realizadas está a ampla vacinação de profissionais de saúde, da rede hoteleira e de taxistas, que começou ainda durante as preparações para a Jornada Mundial da Juventude, no ano passado. As vacinas administradas são a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba; e a duplo adulto, contra difteria e tétano. Já foram aplicadas cerca de 15 mil doses. O objetivo é que as pessoas compareçam às unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) para atualizarem seus esquemas de vacinação.
A SMS também vem promovendo campanhas informativas e educativas junto aos grupos de profissionais envolvidos na organização do mundial, além de orientação aos consulados, agências de turismo, rodoviárias e aeroporto. Serão distribuídas cartilhas de saúde do viajante, em quatro idiomas, com dicas de saúde e serviços oferecidos na cidade.
As ações de prevenção e combate à dengue, que são rotineiras, serão intensificadas no estádio do Maracanã e em pontos turísticos. Nestes locais estratégicos, a visita dos agentes de vigilância ambiental em saúde, que acontece a cada 15 dias, será semanal durante o período de jogos na cidade.
Os profissionais de saúde passarão por treinamentos para a identificação de agravos de relevância em saúde pública, como a ocorrência de surtos de algumas doenças. Receberão informações relativas aos aspectos clínicos a serem observados, enfatizando a importância do diagnóstico e da notificação imediata. A rede de laboratórios também estará equipada e pronta para a rápida emissão dos resultados de exames solicitados.
Durante o mundial, toda a estrutura de assistência à saúde atuará de forma integrada. Os procedimentos serão acompanhados 24 horas por dia pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), formado por representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.
Além disso, hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Coordenações de Emergência Regionais (CERs) e unidades de Atenção Primária estarão em funcionamento. A Central Municipal de Regulação de Leitos dará suporte em caso de necessidade de transferência de pacientes.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc