Blog

Personalidades aderem à campanha do Hemorio e Twitter para salvar vidas

Hemocentro é o primeiro do mundo a usar a rede social para convocar usuários à doação de sangue

b_800_600_0_00_images_stories_ASCOM_Hemorio-TwitterFamosos_DSC_1579webVárias personalidades aderiram à campanha que o Hemorio lançou na manhã desta sexta, 30/05, em parceria com o Twitter. Com a nova plataforma, inédita em hemocentros em todo o mundo, os doadores serão convocados a partir de alertas no celular e pela rede social sempre que os estoques do hemocentro estiverem em situação de emergência. A ideia é mobilizar os usuários a comparecerem para reforçar o banco de sangue.

A modelo Yasmin Brunet e o ator Reynaldo Gianecchini foram os primeiros famosos a postar na rede social a nova forma de informar os doadores.  Logo depois, Jesus Luz, Giovanna Lancellotti, Carol Castro, Fernanda Paes Leme e Letícia Spiller também explicaram sobre a importância de habilitar a opção para receberem o alerta quando o hemocentro passar pela queda acentuada no número de doações.

A atriz Paula Braun alertou, em seu perfil no Twitter, sobre a importância em ser um doador e a proximidade de grandes eventos.

– Seja um doador. Tem muita gente precisando de ajuda e o Hemorio está precisando de um estoque extra para a Copa – explicou.

No fim da tarde, a modelo e apresentadora Carla Prata esteve na unidade para doar sangue, se cadastrar como doadora de medula óssea e ressaltou a importância do aplicativo no Twitter para conseguir novas doações.

– Essa é uma ação sensacional, pois poderemos usar a rede social para informar cada vez mais rápido sobre a necessidade de atrairmos novos doadores quando os estoques caírem ou quando algum acidente ocorrer. Já me cadastrei e vou divulgar para todos os meus amigos – ressaltou.

Esta é a primeira vez no mundo que o Twitter Alerts vai funcionar para captar doadores de sangue. Anteriormente, o recurso já havia sido utilizado em situações de emergência e catástrofes como o Furacão Sandy, o atentado à maratona de Boston, nos Estados Unidos e o tsunami no Japão. A parceria já vai começar num momento em que os hemocentros vão precisar de reforço, com o grande número de turistas no país por causa da Copa do Mundo, além da preocupação em manter um estoque de sangue adequado para as possíveis situações emergenciais.

Como se cadastrar no Twitter Alerts – Para receber os alertas, é preciso ter uma conta no Twitter, ir ao perfil do Hemorio (@HEMORIO) e clicar no sino laranja que estará na timeline. O usuário será, então, direcionado a fazer seu cadastro no Twitter Alerts. Aí, basta informar o telefone e estará habilitado para receber as mensagens via celular e pela rede social. Caso o usuário tenha um iphone, poderá receber alerta através de push.

Informações sobre o Hemorio – O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, é o hemocentro coordenador do estado do Rio de Janeiro que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje no Brasil apenas 2% da população é doadora de sangue. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

O Instituto funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos pelo Estado.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br