Secretaria de Saúde promove seminário para debater e incentivar aleitamento materno
Ações criadas pela equipe do Hospital Estadual Rocha Faria neste sentido levaram a unidade a receber o título ‘Hospital Amigo da Criança’
Para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Governo do Estado do Rio de Janeiro promove nesta quarta-feira (6) seminário para debater o assunto. O tema é “Amamentação: um ganho para a vida toda” e o evento mobiliza profissionais de saúde de todo o estado, na área de atenção primária e hospitalar, bem como organizações da sociedade civil, envolvidos com a promoção e apoio ao aleitamento materno, para troca de experiências e atualização científica. Organizado pela superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, o seminário acontece no Hospital Federal dos Servidores do Estado (Rua Sacadura Cabral nº 178 – Auditório 1), de 8h às 13h.
Entre os dias 4 e 8 de agosto, para comemorar esta semana especial, o Hospital Estadual da Mãe terá uma série de ações. Entre elas, uma exposição com mulheres amamentando, além de oficinas diárias sobre aleitamento, voltadas para as parturientes e às futuras mamães.
Bancos de Leite – O leite materno é o único que além de alimentar possui anticorpos que protegem os recém-nascidos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Na rede estadual de saúde, os hospitais Rocha Faria (Campo Grande) e Adão Pereira Nunes (Duque de Caxias) contam com Bancos de Leite materno para doação. No primeiro semestre deste ano, foram coletados nas duas unidades 363 litros de leite, beneficiando a recuperação de 244 bebês prematuros.
Amigas do Leite dá título ao Hospital Rocha Faria – Em 2013, o Hospital Estadual Rocha Faria criou o projeto Amigas do Leite, serviço de coleta em domicílio de leite materno. Cada litro de leite doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. A ação reduziu em 90% o consumo de leite industrializado no hospital e foi um dos fatores que levou a unidade a se tornar a primeira da rede estadual de saúde do Rio de Janeiro a ser credenciada com o título “Hospital Amigo da Criança”.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar oaleitamento materno, somando-se aos esforços do Ministério da Saúde para a implementação do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno.
– No Brasil, apenas 300 hospitais detém esse título. Então, esse é um grande orgulho pra nossa equipe. É um título difícil de conseguir, tem a chancela da UNICEF e traduz a excelência no atendimento. Estamos muito felizes – comemorou o coordenador da maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria, Juciney Pacheco.
Ambulatório de aleitamento – O Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, abriu em 2013 um ambulatório de amamentação, criado para atender mães que fizeram o parto na unidade e tenham dificuldade para fazer o aleitamento. No local, as pacientes são avaliadas, orientadas e é feita a identificação do problema que vem impedindo o ato de amamentar. A equipe de multiprofissionais é formada por enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e fonoaudióloga. O ambulatório funciona por meio de consulta agendada, que pode ser marcada pelo telefone (21) 2797-6752.
O ambulatório, com capacidade para realizar 60 atendimentos por mês, surgiu como uma das iniciativas da Comissão de Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno, implementada no hospital em agosto de 2012. O trabalho de incentivo ao aleitamento está presente nas diferentes fases da gestação das mulheres atendidas na unidade – desde as consultas no pré-natal, durante a internação para o parto e nas consultas depois do nascimento do bebê.
Aleitamento no Brasil e no mundo – A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação em 1948 que a OMS tem ações voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.
No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o país e elaboração e distribuição de cartazes e folderes. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br