Blog

Hospital Estadual Melchiades Calazans realiza mutirão de cirurgias de varizes

Neste sábado, dia 23 de agosto, a equipe de cirurgia vascular do Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans (HEVMC), em Nilópolis, realiza um mutirão de cirurgias de varizes. A iniciativa tem como objetivo diminuir o tempo de espera dos pacientes que necessitam deste tipo de procedimento. A unidade é referência no estado na realização desta intervenção, além de complicações vasculares do pé diabético. Por mês são realizados cerca de 40 procedimentos. A partir do agendamento da primeira consulta, o tempo médio de espera para a operação, em casos em que não há contraindicação médica, é de quatro meses.

Para o mutirão de sábado estão agendadas oito cirurgias, o que equivale ao quantitativo semanal de procedimentos realizados no hospital. Localizada em Nilópolis, a unidade oferece aos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) uma técnica menos invasiva. Isso gera marcas menores e diminui o tempo de internação.

– A cirurgia de varizes é indicada para melhorar a condição circulatória do paciente, evitar a formação de úlceras vasculares, edemas e diminuir a dor – explica o coordenador do serviço de cirurgia do HEVMC, Ricardo Torrentes.

 Como participar? – Primeiro o paciente deve procurar a secretaria de saúde do seu município para que esta faça o encaminhamento ao hospital. Com data e hora agendados, o paciente chega à unidade onde realiza duas avaliações: a clínica e a do ambulatório de anestesiologia, para que seja feita análise de risco. Após o procedimento, a pessoa recebe alta e sai andando do hospital em até dois dias. A recuperação é feita em casa, com repouso de uma semana. Em até duas semanas o paciente retorna para revisão e pode ser liberado para trabalhar.

Até o final do ano, o Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans irá realizar mais quatro mutirões de cirurgias de varizes.

Gestão – Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans passou a ser gerenciado pela Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br