Cidade do Rio inicia a segunda fase da vacinação contra o vírus HPV
Meninas que tomaram a 1ª dose há seis meses começam a receber a 2ª dose
A Secretaria Municipal de Saúde inicia na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, a segunda fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV em todas as unidades de Atenção Primária (Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde) e em algumas escolas das redes pública municipal e privada do Rio. Nesta etapa receberão a segunda dose da vacina as meninas de 11 a 13 anos que tomaram a primeira dose na fase inicial da campanha, entre março e abril deste ano.
A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é usada na prevenção do câncer de colo do útero e está disponível durante o ano inteiro em todas as unidades de Atenção Primária. Cada adolescente precisa tomar três doses para completar a proteção, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira. Em 2014 está sendo vacinado o primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos e em 2016, às de 9 anos.
A introdução da vacina contra o HPV na rotina de imunização se iniciou em 10 de março deste ano e, até 15 de julho, a cobertura vacinal do município do Rio de Janeiro já atingia a totalidade da população-alvo, com mais de 135 mil meninas vacinadas. Dessas, em torno de 107 mil foram imunizadas durante os 30 dias em que durou a primeira fase da campanha. Na etapa atual, durante todo o mês de setembro, a meta é aplicar a segunda dose nessas meninas. As adolescentes vacinadas após 10 de abril deverão receber a segunda dose quando se completarem seis meses da primeira, na unidade de Atenção Primária mais próxima de sua casa.
A vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O câncer de colo de útero é o terceiro que mais atinge as mulheres. Estimativa da OMS aponta que, no mundo, 290 milhões de mulheres são portadoras da doença e, a cada ano, 270 mil morrem devido ao câncer de colo do útero. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos da doença no Brasil e cerca de 4.800 óbitos.
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo, o Papanicolau. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc