Blog

Maracanã se colore de rosa neste sábado

Como parte das ações pelo Outubro Rosa, mês de conscientização da Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama, o estádio-símbolo do Brasil vai se iluminar para lembrar as mulheres da importância de manter os exames em dia. Jogadores do Flamengo estarão com as fitas da campanha

unnamed (3)A partida é Flamengo contra Santos, pela 26ª. rodada do Campeonato Brasileiro; mas este sábado (4) será duplamente especial. A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o Consórcio Maracanã, o Clube de Regatas do Flamengo e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) vai dar um colorido diferente ao estádio e à partida. Além do rubro-negro e alvinegro em campo; o estádio ficará iluminado de rosa.  É o Outubro Rosa, mês inteiro da Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama. A ideia é lembrar as  mulheres da importância de manter os exames em dia. Apesar de ser o tipo de câncer de maior incidência feminina, quando descoberto precocemente, a chance de cura é de 95%.

Mas a festa é ainda mais importante; tudo isso acontece em meio às celebrações pelo jogo de número 500 do lateral-direito Léo Moura. Todos os jogadores do Flamengo estarão vestindo uma camisa especial. E, repare bem, com o laço da campanha Outubro Rosa. Afinal, os namorados, maridos e parceiros têm um papel fundamental em alertar as mulheres para que elas cuidem da saúde e façam seus exames.

Diagnóstico mais cedo – O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, por conta da sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e da própria imagem pessoal. No ano passado, houve no Rio de Janeiro mais de 6 mil internações de pacientes vítimas do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) serão diagnosticados no Brasil 57 mil novos casos de câncer de mama apenas em 2014.

Este tipo de câncer é menos comum antes dos 35 anos, mas a incidência cresce progressivamente a partir dessa idade. O Ministério da Saúde recomenda como principal estratégia de rastreamento populacional a realização de exame de mamografia a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos.

Para detectar precocemente a doença, a Secretaria de Estado de Saúde ampliou a faixa etária para a realização de mamografias em suas unidades próprias, incentivando o exame bienal entre 40 e 49 anos e anualmente depois dos 50 anos; 10 anos a menos da idade sugerida pelo Ministério da Saúde. Para mulheres com histórico familiar de câncer, a recomendação é que esse grupo receba acompanhamento médico e faça mamografia anualmente a partir dos 35 anos.

Hashtags – Quem vai estar dentro e fora do estádio também pode participar da celebração e da campanha, basta postar fotos usando as hashtags #OutubroRosa e #LeoMoura500.

FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br