Blog

Outubro Rosa e Novembro Azul: Caminhada e ação de saúde marcam campanha de combate ao câncer em Teresópolis

A Prefeitura, através de várias secretarias municipais, e parceiros estão organizando uma ampla campanha de luta contra o câncer em Teresópolis. Com o título ‘Vamos tocar no assunto – 2ª caminhada de combate ao câncer’, a programação inclui distribuição de folhetos explicativos, iluminação especial e decoração das fachadas de prédios públicos e privados, caminhada e ação de saúde. A proposta une as ações do Outubro Rosa, de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, e do Novembro Azul, focado no combate ao câncer de próstata, os principais causadores de morte entre as mulheres e os homens, respectivamente.

“Os cânceres de mama e de próstata são os mais comuns entre mulheres e homens, são graves problemas de saúde pública. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a probabilidade de cura. Por isso a importância dessa mobilização, para que toda sociedade se envolva no combate a estas doenças”, relata a médica Maria da Conceição Monteiro Salomão, responsável pela Divisão de Programas de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

Nos próximos dias serão distribuídos cartazes e folhetos explicativos sobre câncer de mama e de próstata nas unidades municipais de saúde, nos Centros de Referência de Assistência Social e no comércio. Também está sendo articulada a iluminação, nas cores rosa e azul, da fachada da Prefeitura, do Centro Administrativo Municipal (antigo Fórum) e do pórtico de entrada da cidade, no Soberbo, bem como a instalação de laços, confeccionados com garrafas de plástico, e que são considerados símbolos da luta contra esses dois tipos de câncer. Empresas e entidades podem aderir à campanha iluminando ou decorando suas fachadas e vitrines, como já fizeram os hospitais das Clínicas e São José e a empresa Alterdata Software, entre outras.

Caminhada e mobilização
O ponto alto da programação é a 2ª caminhada de combate ao câncer, marcada para o dia 1º de novembro. A concentração será no restaurante Recanto dos Pescadores, com parada na Prefeitura e percurso até a Calçada da Fama, na Várzea, onde será montada uma estrutura para ações de saúde e de esclarecimento sobre a doença. Apresentações de dança e de teatro, aulão de alongamento e rodas de conversa sobre cuidados de saúde específicos para os pacientes oncológicos completam a programação.

Também serão realizadas as campanhas Madeixa Sorrindo e Lenço Solidário, em que a população é convidada a doar cabelo para confecção de perucas, além de lenços, gorros e bonés para pacientes oncológicos. “Nós fazemos essas doações para os pacientes que já iniciaram o processo da quimioterapia, com queda de cabelo. Essas pessoas buscam o nosso grupo tanto para doação de mamas, que confeccionamos, quanto de perucas, boinas e lenços”, explica a fisioterapeuta Gabriella Martuchelli, do Grupo de Apoio Amigas da Mama, criado há dez anos para apoiar pacientes oncológicos e seus familiares.

A campanha será encerrada em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, com uma ação de conscientização contra o tabagismo. O evento será realizado na feira de artesanato Espaço Mulher, que funciona nas sextas e sábados na Praça Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea.

Conceição Salomão e Gabriella Martuchelli incentivam a participação da população, empresas e entidades nesta importante campanha de luta contra o câncer. “Todos estão convidados a participar da caminhada no dia 1º de novembro: crianças, adolescentes, adultos, homens e mulheres”, convida Dra. Conceição. “Queremos sensibilizar um número cada vez maior de pessoas, conscientizando sobre o combate ao câncer de mama e de próstata e lembrando que homem também tem câncer de mama”, alerta Gabriella.

As reuniões de organização da campanha, intitulada ‘Vamos tocar no assunto – 2ª caminhada de combate ao câncer’, contam com a participação das secretarias municipais de Saúde, Cultura, Direitos da Mulher, Educação, Esportes e Lazer, Governo, Segurança e de Turismo, e da organização não-governamental Amigas da Mama.

Também aderiram à iniciativa ACIAT (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis), Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos, Escola de Enfermagem do Senac, Instituto Chernicharo de Radiologia, restaurante Recanto dos Pescadores, além de várias lojas do comércio local.

unnamed (1)

Outubro Rosa em Teresópolis: combate ao câncer é marcado por caminhada pelo centro da cidade 

FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br