Construção do Centro de Hemodiálise de Teresópolis em ritmo acelerado
Em visita de rotina ao Centro de Hemodiálise de Teresópolis nesta quinta-feira, dia 9, os secretários municipais de Saúde, Luciano Leandro Demarchi, e de Administração, José Carlos Cunha, constataram que a construção segue em ritmo acelerado, dentro do novo cronograma previsto. A vistoria à unidade, que é uma das principais obras da gestão do prefeito Arlei em andamento no município, também foi acompanhada pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Valdir Paulino.
Para dar rapidez à construção, a empresa contratada para a execução da obra pela Prefeitura, através de licitação, mantém uma equipe de 20 profissionais, que se divide nas variadas etapas da edificação. O projeto inicial sofreu algumas alterações e, com isso, o prazo de entrega foi prorrogado para dezembro.
“O prefeito Arlei exigiu e visitamos a obra até duas vezes por semana, junto com o secretário de Saúde e o presidente do Conselho de Saúde, acompanhando todos os trabalhos. O cronograma está sendo seguido e tudo indica que até o dia 15 de dezembro a construção estará pronta”, comentou o secretário de Administração, José Carlos Cunha.
De acordo com o secretário de Saúde, Luciano Leandro Demarchi, paralelamente à construção está sendo elaborado o edital de licitação para contratar empresa responsável por equipar e administrar o Centro de Hemodiálise.
“As obras caminham junto com a preparação do edital de licitação, que deverá ser publicado nas próximas semanas. A empresa vencedora vai equipar a unidade e deixar pronta para funcionar. Então, será solicitada autorização à Secretaria de Estado de Saúde para o funcionamento do Centro de Hemodiálise”. O Conselho Municipal de Saúde criou um grupo de trabalho para acompanhar o andamento das obras. “Toda semana estamos fiscalizando, fazendo relatórios e encaminhando para a Secretaria de Saúde e o Ministério Público. A obra está bem adiantada.
Eu acredito que até dezembro esteja tudo pronto”, disse o presidente do Conselho, Valdir Paulino. Para que Teresópolis pudesse ter sua própria unidade de hemodiálise para o tratamento de pacientes dialíticos, o prefeito Arlei articulou com o Governo do Estado a liberação de R$ 1,8 milhão; o município entrou com uma contrapartida de R$ 300 mil. O convênio prevê que a nova unidade terá 35 cadeiras para hemodiálise, com mais cinco de reserva, funcionando em três turnos, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando 96 vagas por dia.
A obra
Concluída a colocação da laje no sistema stell deck, que é mais fácil de instalar, dispensa escoramento e reduz o desperdício de material, a instalação do telhado do Centro de Hemodiálise está em andamento e deverá ser terminada nos próximos dias.
A fase seguinte é a da montagem das paredes pelo sistema drywall, que é constituída por uma estrutura de perfis de aço galvanizado na qual são aparafusadas chapas de gesso, em ambos os lados. As redes elétricas e hidráulicas são realizadas simultaneamente e a previsão é de que a colocação da fossa séptica esteja pronta na próxima quarta-feira, 15. Além disso, portas, janelas e louças já estão compradas e aguardam a obra alcançar o estágio de colocação.
Centro de Hemodiálise de Teresópolis: instalação de telhado e de redes elétrica e hidráulica em andamento para montagem de paredes.
FONTE: Prefeitura Municipal de Teresópolis
http://www.teresopolis.rj.gov.br