Outubro Rosa: Hospital Estadual dos Lagos reforça a oferta de exames de mamografia no estado
De julho até agora, unidade realizou 727 procedimentos. Pacientes atendidas são moradoras da Baixada Litorânea
Nosmarina Pires, de 56 anos, moradora de Rio Bonito, arrumou-se para encontrar as amigas, mas hoje, brinca a dona de casa, o motivo do “passeio” é especial. Um grupo de mulheres esteve no Hospital Estadual dos Lagos (HLagos), em Saquarema, para realizar exames, entre eles, a mamografia.
– Repito a minha mamografia todos os anos e fico tranquila com a minha saúde. Esta é a primeira vez que faço o procedimento no Hospital dos Lagos e fiquei satisfeita com o atendimento e por saber que a unidade fica mais perto da minha casa. Não preciso mais viajar até o Rio – conta.
Consciente da importância do exame, considerado o principal recurso para o diagnóstico do câncer de mama, Nosmarina faz questão de alertar as mulheres da sua família e as vizinhas para que não deixem de fazer a mamografia por sentir medo.
Em julho de 2014, a unidade passou a oferecer este exame, o que representa um importante reforço à saúde das mulheres do estado do Rio de Janeiro, que conta com 9 aparelhos de mamografia. O HLagos contabiliza 727 procedimentos e 8 biópsias de mama, atendendo pacientes com horário marcado que são encaminhadas pela Central Estadual de Regulação, da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Todas as mulheres atendidas até agora são moradoras da Baixada Litorânea.
– Facilitar o acesso à mamografia, permitindo que as pacientes realizem o exame perto de onde moram, é um importante recurso para aumentarmos a adesão por parte das mulheres, já que muitas ainda sentem medo. Por isso é tão importante termos este procedimento no Hospital dos Lagos, que recebe pacientes de pelo menos 9 municípios – explica o coordenador do serviço de diagnóstico por imagem do hospital, Gustavo Ferrão.
Diagnóstico precoce – O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, por conta da sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e da própria imagem pessoal. Estudos científicos revelam que a maioria das mulheres teme uma sentença de morte ao realizar os exames, quando, na verdade, a mamografia auxilia o diagnóstico precoce, aumentando as chances de sucesso do tratamento em 95%. Este tipo de câncer é menos comum antes dos 35 anos, mas a incidência cresce progressivamente a partir dessa idade. O Ministério da Saúde recomenda como principal estratégia de rastreamento populacional a realização de exame de mamografia a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos.
Para detectar precocemente a doença, a SES ampliou a faixa etária para a realização de mamografias em suas unidades próprias, incentivando o exame bienal entre 40 e 49 anos e anualmente depois dos 50 anos; 10 anos a menos da idade sugerida pelo Ministério da Saúde. Para mulheres com histórico familiar de câncer, a recomendação é que esse grupo receba acompanhamento médico e faça mamografia anualmente a partir dos 35 anos.
Gestão – Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população. O Hospital Estadual dos Lagos é gerenciado pela Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ), fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.
FONTE: Governo do Estado do Rio de Janeiro
http://www.saude.rj.gov.br