Blog

Nova Friburgo trabalha para ser grande pólo de ciência e tecnologia

unnamed (17)A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia está sendo amplamente comemorada em Nova Friburgo – Região Serrana do Estado do Rio – com a participação de toda a equipe da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissionalizante e Superior. A solenidade de abertura foi realizada no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, na manhã desta terça-feira, dia 14, com a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Este ano o tema da Semana, que prossegue até domingo, dia 19, é “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, constituindo-se numa grande oportunidade para divulgar a produção científica das universidades e instituições de pesquisa, realizando ao mesmo tempo a integração das escolas públicas e privadas, das secretarias municipais e outras entidades da sociedade civil do município de Nova Friburgo frente aos desafios sociais que se apresentam hoje. A temática visa a estimular as instituições a abordar a ciência e a tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

A mesa da abertura foi formada pelo secretário municipal da Casa Civil, Edson Lisboa, que representou o prefeito Rogério Cabral; secretária de Ciência e Tecnologia, Eliana Amil; coordenador da Semana na cidade e de programas educacionais, Edgard Gilbessa; diretor do campus da UFF/NF, Amaury Favieri; e pelo representante da Universidade Candido Mendes, Assis de Melo. Outros representantes de instituições da cidade também marcaram presença.

Eliana Amil e Edson Lisboa fizeram discursos de agradecimento às instituições parceiras. Edson ainda frisou que desde o ano passado a Prefeitura de Nova Friburgo se esforça para popularizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e que a cidade trabalha para ser um grande polo de ciência e tecnologia, ressaltando que aos estudantes é oferecido um local para estudar com condições adequadas e bem estruturado, o mesmo acontecendo em relação aos empresários para trabalhar. Edson aproveitou a portunidade para comentar o projeto “Cidade Inteligente”, que prevê o monitoramento de grande parte da cidade por meio de câmeras, com reflexos positivos principalmente no trânsito.

As instituições parceiras da SNCT em Nova Friburgo são Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Núcleo para Treinamento de Agricultores da Região Serrana/Embrapa, Inea, Serra do Silício, Usina Cultural Energisa, Colégio Nossa Senhora das Dores, Colégio Estadual Rei Alberto I, Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), Águas de Nova Friburgo, Clube de Astronomia de Nova Friburgo e Sociedade União Beneficente Humanitária dos Operários.

Os apoiadores são o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casa dos Filtros, Criweb, Gigalink, People Formação Completa, Toyoserra e Sanatório Naval de Nova Friburgo.

FONTE: Prefeitura de Nova Friburgo
http://www.novafriburgo.rj.gov.br