Prefeitura do Rio realiza ações pelo Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Doze monumentos da cidade serão iluminados em vermelho.
Rede de saúde do município realizará a campanha “Teste, trate, viva melhor”
A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio), ilumina na noite desta segunda-feira, dia 1º de dezembro, em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA) e a RioLuz, pelo quarto ano consecutivo, 12 monumentos do Rio de Janeiro.
A ação, realizada em conjunto com a ONG (RED) – fundada pelo cantor Bono Vox – começou na noite da última sexta-feira (28) e lembra a luta contra a epidemia da AIDS. Austrália, África do Sul, Inglaterra, EUA, Canadá, China e Irlanda são alguns dos países que iluminarão seus monumentos na segunda-feira, 01/12. E o Rio de Janeiro entrará mais uma vez nesse seleto grupo de cidades que reforçam seu compromisso em alertar sobre a importância da prevenção contra o HIV e outras DSTs e da solidariedade com milhões de pessoas que vivem com a doença no mundo.
Serão iluminados os seguintes monumentos:
1 – Cristo Redentor (apenas no dia 01/12)
2 – Museu de Arte do Rio
3 – Cidade das Artes
4 – Arcos da Lapa
5 – Catedral Metropolitana
6 – Câmara Municipal
7 – Praça Paris
8 – Centro Cultural AfroReggae
9 – Monumento Estácio de Sá – Aterro do Flamengo
10 – Monumento Zuzu Angel – São Conrado
11 – CASS
12 – Parque Madureira
A iluminação em vermelho de monumentos espalhados pelo mundo tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a luta contra a pandemia da AIDS. “Temos como meta nessa campanha a solidariedade a todos os cidadãos soropositivos no mundo e lembrar que a AIDS não tem cura”, alerta Carlos Tufvesson, coordenador da CEDS e presidente da Comissão de DST/AIDS do Conselho Municipal de Saúde.
“Ao olhar o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Museu de Arte do Rio ou a Catedral Metropolitana toda vermelha, queremos que o cidadão carioca lembre-se que a única forma de se prevenir contra o HIV é usar o preservativo”, lembra Tufvesson.
Nesse contexto, a SMS realiza no período de 1 a 6 de dezembro, em parceria com a CEDS, a Campanha “Teste, trate, viva melhor”. A iniciativa, em sua quarta edição, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da testagem e prevenção contra o HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Pretende-se incentivar aos cidadãos que conheçam seu estado sorológico, pois o quanto antes detectado o HIV melhores são as possibilidades de tratamento e a qualidade de vida.
Durante a campanha serão realizados testes gratuitos em 174 unidades de Atenção Primária, entre Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. A expectativa da SMS é realizar, durante toda a semana, 153 mil testes de HIV e sífilis. Além dos exames, o cidadão receberá aconselhamento e informações sobre as formas de transmissão e prevenção, sendo abordadas questões relacionadas aos riscos de infecção por contato sexual ou não. Mais de um milhão de preservativos e cerca de 200 mil sachês de gel lubrificante serão distribuídos.
“Nosso objetivo é levar as pessoas às unidades de saúde para realizar a testagem e criar uma cultura de prevenção. Vale destacar que nesta campanha, a população tem acesso não apenas aos exames, mas também a todos os serviços oferecido na Rede Municipal de Saúde”, frisa Carlos Tufvesson.
Todos aqueles que desejarem realizar os testes podem procurar as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e no sábado, das 8 às 12 horas. Para isso, os interessados devem apresentar apenas documento de identidade com foto e O CPF. Os resultados estarão disponíveis em dez dias na unidade onde foi realizada a coleta ou pela internet.
FONTE: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc